quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Geraldo Vandré - Porta Estandarte

Sonhos, Sonhos São - Chico Buarque

O Evangelho Proibido de Judas - Parte I



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FESTIVAL DE IDÉIAS INOVAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL - Escola de Redes

FESTIVAL DE IDÉIAS INOVAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL - Escola de Redes

Festival de Ideias

Festival de Ideias

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ENTRE RIOS (HISTÓRIA DA CIDADE DE SÃO PAULO)

ENTRE RIOS

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Jorge Drexler - Al otro lado del rio (video clip)

Cajuína - Caetano Veloso

BRASIL: Darcy Ribeiro - Roda Viva(vídeos) clique nos links para assistir

BRASIL: Darcy Ribeiro - Roda Viva(vídeos) clique nos links para assistir

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PISTAS PARA LINUX: Entrevista a Richard M. Stallman

PISTAS PARA LINUX: Entrevista a Richard M. Stallman

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PISTAS PARA LINUX: RODA VIVA - JON 'MADDOG' HALL (VÍDEOS/ENTREVISTA - 2009)

PISTAS PARA LINUX: RODA VIVA - JON 'MADDOG' HALL (VÍDEOS/ENTREVISTA - 2009)

Entrevista a Richard M. Stallman [3/3]

Entrevista a Richard M. Stallman [2/3]



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Entrevista a Richard M. Stallman [1/3]

A Catedral e o Bazar – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Catedral e o Bazar – Wikipédia, a enciclopédia livre


A Catedral e o Bazar (em inglêsThe Cathedral and the Bazaar) é um ensaio de Eric S. Raymond sobre métodos de engenharia de software, baseado em suas observações do processo de desenvolvimento doLinux e suas experiências administrando o projeto open source fetchmail. Foi primeiramente apresentado pelo autor no Linux Kongress em 27 de Maio de 1997 e publicado como parte do livro com o mesmo nome em 1999. É normalmente considerado como o manifesto do movimento Open source.
O ensaio apresenta dois diferentes modelos de desenvolvimento de um software livre:
  • O modelo Catedral, no qual o código fonte está disponível para cada release do software, mas o código desenvolvido entre dois releases é restrito a um exclusivo grupo de desenvolvedores. Os projetosEmacs e GCC são apresentados no ensaio como exemplos.
  • O modelo Bazar, no qual o código é desenvolvido de forma totalmente aberta e pública, utilizando a Internet. Raymond credita Linus Torvalds, líder do projeto Linux, como o inventor deste modelo de desenvolvimento de software. Ele também fornece alguns relatos anedóticos da aplicação desse modelo ao projeto Fetchmail.
tese central do ensaio de Raymond é que "Dado um número de olhos suficiente, todos os erros são triviais" (que é o enunciado da Lei de Linus): se o código fonte está disponível para teste, escrutínio e experimentação pública, então os erros serão descobertos rapidamente. Em contraste, Raymond alega que uma irregular quantidade de tempo e energia devem ser gastos procurando por erros no modelo daCatedral, quando as diversas versões de código são avaliadas por um número limitado de desenvolvedores.
Este ensaio ajudou a convencer a maioria dos projetos open source e softwares livres a adotar o modelo do Bazar, completa ou parcialmente — incluindo os projetos Emacs e GCC, os exemplos originais para um modelo Catedral. Mais notavelmente, isso ainda providenciou o empurrão final para a Netscape Communications Corp abrir o código de fonte do Netscape Communicator e iniciar o projeto Mozilla.
O modelo da Catedral é também o modelo de desenvolvimento típico para software proprietário — com a restrição adicional de o código fonte não ser normalmente providenciado com as atualizações — e um uso comum da frase "a Catedral e o Bazar" é contrastar o desenvolvimento proprietário com o desenvolvimento de código aberto (mais tarde, o próprio Raymond usou a expressão dessa maneira em relação aosDocumentos de Halloween). Porém, o ensaio original preocupa-se somente com o software livre e não fazia nenhuma referência ao desenvolvimento proprietário.
A terminologia usada no ensaio tem sido estendida para descrever outros tipos de projetos e não somente software. A Wikipédia é um projeto que implementa o modelo do Bazar, enquanto a Nupedia e aEnciclopédia Britannica são projetos que usam o modelo da Catedral.
Quando O'Reilly publicou o livro em 1999, este alcançou outra distinção por ser o primeiro livro completo e comercialmente distribuído e publicado sob a licença Creative Commons.(...)

Linux Educacional | Proinfo | Webeduc | MEC - Ministério da Educação

Linux Educacional | Proinfo | Webeduc | MEC - Ministério da Educação

Linux - Educacional - MEC - BRASIL

Linux - Educacional

Garapa Paulista » O Lúdico e o Social no Masp

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Portal Geledés - A deputada Leci Brandão aborda genocídio de jovens negros com Maria do Rosário

Portal Geledés - A deputada Leci Brandão aborda genocídio de jovens negros com Maria do Rosário

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Portal Geledés - Importância da diversidade das mulheres é reforçada em debate on line

Portal Geledés - Importância da diversidade das mulheres é reforçada em debate on line

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FRANCISCO FERRER (1859-1909) - A Escola Moderna

FRANCISCO FERRER (1859-1909) - A Escola Moderna

(...)A escola moderna é mista e aberta a todos os meios (conquanto paga, o preço da pensão varia em função da renda dos pais); ela é laica e bane todo ensino religioso. Enfim, é também racional e científica.

Dotada de uma biblioteca, de uma tipografia, de um serviço de edição que publica manuais e obras pedagógicas, ela aparece como um foco intenso de cultura popular. Ferrer quer que ela seja um instrumento de emancipação e propagação das idéias libertárias diante do "adestramento" do ensino oficial de educação, "poderoso meio de subjugação nas mãos dos dirigentes", que habitua as crianças "a obedecer, a crer, a pensar segundo seus dogmas sociais que nos regem". Para ele, o ensino deve ser uma força a serviço da mudança: "queremos homens capazes de evoluir incessantemente, capazes de destruir, renovar constantemente os meios e renovar-se a si mesmos". (...)

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Pedagogia libertária – Wikipédia, a enciclopédia livre

Pedagogia libertária – Wikipédia, a enciclopédia livre: Existem três grupos de entendimento da educação na sociedade: educação como redenção, educação como reprodução e educação como transformação. A pedagogia libertária, assim como as demais pedagogias progressistas, segue a tendência filosófico-política da educação como transformação da sociedade.

A pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e autogestionário (a escola institui, com base na participação dos grupos, mecanismos instituicionais de mudança, através de assembléias, conselhos, eleições, reuniões e associações.

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Sebastien Faure - An Original Libertarian

Sebastien Faure - An Original Libertarian: – Enviado usando a Barra de Ferramentas Google

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Sébastien Faure – Wikipédia, a enciclopédia livre

Sébastien Faure – Wikipédia, a enciclopédia livre: Fundação da Escola A Colmeia

Em 1904, Sébastien Faure aproxima-se da proposta de pedagogia libertária o criar nas proximidades Rambouillet (Yvelines) uma escola libertária designada "A Colmeia" (La Ruche). O objetivo da escola era desenvolver integralmente a capacidade de cada estudante. Através deste princípio Faure demonstra a influência das ideias de Mikhail Bakunin e Paul Robin,[6] mas também na permanência do mutualismo de Proudhon.

O método de ensino que Faure desenvolve em A Colmeia se contrapõe a metodologia dedutiva tradicional na qual os conceitos são explicados para os alunos cuja tarefa é apenas assimilar. Sua pedagogia chamada por ele de indutiva e estimuladora do autodidatismo abre espaço para que os estudantes possam aprender por contra própria, assumindo um papel ativo na tarefa de aprender. "Quem procura, fez o esforço." Além disso, na Colmeia não havia distinção de sexos nas salas de aula onde meninos e meninas estudavam em conjunto, algo inovador para a época.

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Francisco Ferrer – Wikipédia, a enciclopédia livre

Francisco Ferrer – Wikipédia, a enciclopédia livre: Escola Moderna

A Escola Moderna transformou-se em um movimento de caráter internacional de apoio dos trabalhadores a educação anti-Estatal e anti-Capitalista.

Segundo a Profa. Dra. Maria Aparecida Macedo Pascal "Ferrer desenvolveu o método racional, enfatizando as ciências naturais com certa influência positivista, privilegiando a educação integral. Propõe uma metodologia baseada na cooperação e respeito mútuo. Sua escola deveria ser freqüentada por crianças de ambos os sexos para desfrutarem de uma relação de igualdade desde cedo. A concepção burguesa de castigos, repressão, submissão e obediência, deveria ser substituída pela teoria libertária, de formação do novo homem e da nova mulher. Ferrer considerava que o cientificismo não era um saber neutro. Aqueles que tem o poder se esforçam por legitimá-lo através de teses científicas".

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Paul Robin - Protopia

Paul Robin - Protopia: Paul Robin

Paul Robin (1837-1912) foi um dos fundadores da moderna pedagogia francesa. Expulso da Primeira Internacional pelos marxistas por seu apoio a Bakunin, viveu exilado na Suíça e na Gran Bretanha. Na França fundou e dirigiu o Orfanato de Prévost, em Oise, no qual 600 meninos reciberam uma educação libertária através de métodos desenvolvidos por Robin, entre 1880 e 1894.

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grupo de estudos: paul robin: pensamento

grupo de estudos: paul robin: pensamento: “Não temos a menor pretensão de fazer de nossos alunos doutos universais...

Por esse termo de educação integral entendemos aquela que tende ao desenvolvimento progressivo e bem equilibrado do ser por inteiro; ela contém e reúne os três fatores habituais, a saber:

a educação física, intelectual e moral.

(...) Não deve esquecer que a educação física e intelectual ou instrução deve compreender a ciência e a arte, o ‘saber’ e o ‘fazer’.

Uma verdadeira educação integral é ao mesmo tempo teórica e prática.”



Paul Robin [professor francês, bakuninista, um dos dirigentes da Aliança da Democracia Socialista, membro do conselho Geral no biênio 1870 e 1871 (1837 -- 1912)]

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