Você produz em média 1 kg de lixo por dia.
E muitas vezes esse lixo produzido continua no planeta por muito mais tempo que você.
Embalagens plásticas 450 anos
Alumínio 200 à 500 anos
Aço 100 anos
Embalagens PET 100 anos
Tecido 100 à 400 anos
Vidro 4000 anos
Como seria o mundo se todas as pessoas consumissem como você?
Faça sua parte.
Reduza seu consumo.
Reutilize quando puder.
Recicle sempre.
domingo, 16 de agosto de 2009
O Lixo Nosso de Cada Dia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares - Tudo
-
Por que as comunicacoes e as artes estao convergindo?, Lucia Santaella by doassis — Për herë të fundit modifikuar 18/09/2005 14:28 Fichament...
-
Esta home page dedica-se à discussão baseada no livro "cibernética e sociedade" de Norbert Wiener, sobre ciência, tecnologia,probl...
-
http://www.scribd.com/doc/5168526/Veias-Abertas-da-America-LatinaEduardoGaleano#
-
Baixar Ciro Marcondes Filho PDF, Página 2 - Pesquisa de Livros Virtuais
-
http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15585/1/2014_AlessandrodosSantosSouza.pdf http://repositorio.unb.br/handle/10482/15585 Use e...
-
30 anos CCSP - Luiz Telles Concepção e uso dos espaços - Terceira parte on Vimeo
-
Adriano Costa Chaves Double bass;solo concert at the Centro da Cultura Judaica;Brasil;February 2007 Koussevisky Concerto 1st Mvt.
-
https://www.youtube.com/watch?v=UIa970k2B7o Publicado em 30 de mar de 2016 Já está funcionando na comunidade de Heliópolis o Fab-Lab, ...
-
http://sarauxyz.blogspot.com.br/2014/10/politicaeducacaomidiae-o-que-penso.html triste ver o que ocorre no Brasil um país que teve g...
NUVEM DE TAGS
"ÍNDICE DE ABRIL 2009"
"ÍNDICE DE AGOSTO 2009"
"ÍNDICE DE DEZEMBRO 2008"
"ÍNDICE DE FEVEREIRO 2009"
"ÍNDICE DE JANEIRO 2009"
"ÍNDICE DE JUNHO 2009"
"ÍNDICE DE MAIO 2009"
"ÍNDICE DE MARÇO 2009"
ABAETE
ADOLESCENTE
ALIMENTAÇÃO
AMÉRICA LATINA
AMIGOS
AMOR
ANARQUISMO
ANCORAMENTO
ANTROPOLOGIA
ANTROPOLOGIA SIMÉTRICA
ARTE
artigo
AUDIO-VISUAL
AUTODIDATISMO
AUTORES
BANDA LARGA MÓVEL
BASE
Beto Samu
BIBLIOGRAFIA
biblioteca
BIBLIOTECAS ON LINE
BLOGOSFERA
BRASIL
BRUNO LATOUR
CAPES
CAPITALISMO
CELULAR
CIBERCULTURA
CIBORGUE
CIDADANIA
CIDADE ESCOLA APRENDIZ
CIÊNCIA
CINEMA
CNPQ
COLABORADORES
COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO DIGITAL
CONSUMO
CONVERSAS
COOPERAÇÂO
COSMOGENESE
CRIANÇA
CRODOWALDO PAVAN
CULTURA HACKER
CURSOS
DEBATE
DELEUZE
DESIGN DIGITAL
DIREITOS AUTORAIS
DIREITOS HUMANOS
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
DOUTORADO
ECONOMIA SOLIDÁRIA
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA
EDUCADORES
EMAILS
EMEF.DES.AMORIM LIMA
ENTREVISTA
ESCOLA
ESTE BLOG
EVENTO
FAPESP
FEEDS
FESTIVAL
FILOSOFIA
FOUCALT
FRACTAL
FRAGMENTOS
FRASE
FUNDAMENTOS
GAMES
GLÓRIA KREINZ
GRANDE IMPRENSA
GRUPO DO YAHOO
GRUPO YAHOO
GUATTARI
HISTÓRIA
HOMEM
HOMENAGEM
IDOSOS
IMAGEM
INCCLUSÃO
INDAGAÇÃO
ÍNDICES
INFORMAÇÃO
INTELIGÊNCIA
INTELIGÊNCIA COLETIVA
INTERNET
IVAN ILLICH
JOGOS ELETRÔNICOS
JOSÉ REIS
Joyce Sanchotene
Juliana Maria
LEI DE LINUS
leitura
LEVY
LINGUAGENS
LITERATURA
livro para download
LIVROS
LIXO
Luiz de Campos
MANIFESTO
MANIPULAÇÃO
MAPAS
MARCELO ROQUE
MAURÍCIO WALDMAN
MEC
MEIO AMBIENTE
MÍDIAS
MÍDIAS LIVRES
MILTON SANTOS
MODOLINKAR
MULTIMANIFESTO
MUNDIALIZAÇÃO
MÚSICA
MÚTUA AJUDA
NADIA STABILE
NANOBIOTECNOLOGIA
NATUREZA
Ney Mourão
NJR-ECA/USP
OMBUDSMÃE
ORIENTE
PALAVRAS-CHAVE
PAULO FREIRE
PERGUNTAS
PESQUISA
PODER
POESIA
POLITEIA
POLÍTICA
PÓS- GRADUAÇÃO
PÓSHUMANO
PROCESSOS
PROF.OZAÍ
PROFESSORES
PROJETO
PROJETO DE LEI
PUC
RECICLAGEM
REDES
RIZOMA
ROBÓTICA
ROMÂNTICOS CONSPIRADORES
ROUSSEAU
SANDRA GORNI BENEDETTI
SANTAELLA
SAÚDE
SEMIÓTICA
SEO
SOCIEDADE
SOFTWARE LIVRE
SUCATA
SUSTENTABILIDADE
TECNOLOGIA
TEIA MULTICULTURAL
TESE
texto
TRABALHO
TRAGTENBERG
TRANSFORMAÇÃO
Travelling School of Life
UNIVERSIDADE
URBE
USP
VIDA
VÍDEO
VOZ
WEB 2.0
WIKIPÉDIA
Boas informações.
ResponderExcluirO vídeo é muito bom. Mas o que eu acho é que, no caso da utilização educacional dele, ele não deve ser apresentado sozinho. É preciso que se apresente também a parte prática da coisa pois, muitas pessoas não relacionam as frases finais (Reduza seu consumo | Reutilize quando puder | Recicle sempre) com a sua vida.
ResponderExcluirPrecisamos dar exemplos concretos, relacionando-os com a vida dos "alunos" (sempre com a participação deles).
Por exemplo: "Quem aqui toma leite daquele comprado em caixinha? Quantos por semana mais ou menos? O que vocês - ou sua familia - fazem com as embalagens vazias? O que daria pra fazer? Quem mais mora perto e...", etc, etc, etc. Entendeu a idéia? ;-)
bjs
CB
OI JOYCE E CRISTINA!! como estão? pois é Cristina,concordo totalmente com vc!! Existem várias formas pra se lidar com o nosso lixo!!!
ResponderExcluirMas como vc diz,precisamos propor aos estudantes que reflitam sobre alternativas ...cada caso é um caso...os professores precisam se tocar sim de que cada escola tem suas particularidades... por exemplo as garrafas pet de coca cola e etc... já ouvi dizer que até nas favelas elas surgem em grande quantidade, porque a falta de saneamento básico...a falta de água boa pra se beber...(geralmente um bom filtro de água,é meio caro!) então por exemplo...as pets...dá pra serem reutilizadas de formas extraordinárias!! desde o reuso indo até a manufatura industrial (camisetas feitas com a fibra das pets)
dá pra se fazer móveis!! cadeiras, mesas sei lá...muitas coisas... as embalagens de tetrapack fazem telhas com maior eficiência do que as telhas de amianto... é vc tem todsa razão, tudo depende do local em que os estudantes vivem...muitas saídas podem surgir e a só a participação deles é que fará a coisa andar e isso cooperará pra integração da comunidade!! e ainda a natureza agradecerá... os rios ficarão mais limpos, e os aterros sanitários poderão até deixar de existirem um dia...o lixo orgânico produz um excelente adubo pra terra!! abração e bom fim de semana!!
....então a questão da redução do consumo de coisas que por muitas vezes são ruins pra saúde das pessoas, como por exemplo o consumo exagerado de refrigerantes e de alimentos industrializados...a reeducação alimentar é algo vital! mas também hiper complexo de ser trabsformado.... a falta de informação e a falta de tempo das pessoas nas cidades grandes...além da vontade de transformar o dia a dia.....por exemplo as hortas comunitárias....que quase sempre podem ser feitas....mas que por falta de ânimo das pessoas,e por acomodação mesmo...nem pensam em fazer!! ...quase sempre a inexistência de uma pessoa animada e que motiva os outros....faz muita falta em qualquer lugar!! até logo, abração
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=ksnR9yPjd-E
ResponderExcluirNo Youtube há muitos vídeos ensinando a reutilizar sucatas...este aí de cima ensina como fazer um puff com garrafas pet.
Vou dar meu pitaco: eu acho que educação ambiental não pode se restringir à discussões em sala de aula. As escolas, determinadas a formar futuros cidadãos, devem começar a colocar em prática o que ensinam. Por exemplo: as sobras de frutas, verduras e cascas da merenda deveriam ser recolhidas e transformadas em composto, pelos próprios alunos (não existe nada mais fácil do que fazer compostagem). O consumo de água dentro da escola deveria ser totalmente revisto, sempre com a participação dos alunos. As escolas deveriam usar o composto para manter uma pequena horta e, caso o espaço não permita, um pequeno jardim de ervas em vasos. Ou ainda para manter as árvores da vizinhança. O consumo de eletricidade é feito como, dentro da escola? No que os alunos podem ajudar para reduzir este consumo? Usamos copos descartáveis, que tal cada um trazer sua garrafinha? Estamos compartilhando as sobras da merenda com outros alunos e funcionários? Estamos reciclando TODO o lixo útil da escola? Estamos imprimindo as folhas na frente e no verso? Estamos completando toda a página antes de iniciar uma folha em branco? A escola tem um local para receber o óleo de cozinha trazido pelos alunos? E as pilhas e baterias? E por aí vai.
ResponderExcluirConsumo consciente é hábito. E este hábito pode ser ensinado e cultivado dentro da escola. Porque senão vira uma linda teoria que as pessoas têm uma dificuldade de colocar em prática.
Bjs!
OI TAÍS!!! muito bom!!!! adorei suas dicas hiper práticas.... AAHH!! esta história do óleo de cozinha, das frituras!! MEU DEUS!!! aqui no meu prédio não reciclam este óleo e já vi um vídeo de um conhecido daqui da web que ensina fazer sabão com este óleo!! vou ver se acho!! bom....nem preciso dizer que até parei de fritas batatas(coisa que eu fazia s´po uma vez por mes, porque adoro batatas fritas....mas...._ porque quando ia jogar fora o óleo dava-me dor na alma.... dizem que uma pequena quantidade de óleo polui milhões de litros de água no rio! pobres de nossos rios!! apesar que aqui em são paulo nosso rios já estão mortos faz tempo....só que o curioso é que ele se restabelece há uns 100 kilômetros daqui da capital e torna-se cristalino ( o rio Tietê) como entender isso!? abração
ResponderExcluiragradeço...