domingo, 16 de agosto de 2009

O Lixo Nosso de Cada Dia

Você produz em média 1 kg de lixo por dia.
E muitas vezes esse lixo produzido continua no planeta por muito mais tempo que você.

Embalagens plásticas 450 anos
Alumínio 200 à 500 anos
Aço 100 anos
Embalagens PET 100 anos
Tecido 100 à 400 anos
Vidro 4000 anos

Como seria o mundo se todas as pessoas consumissem como você?

Faça sua parte.

Reduza seu consumo.
Reutilize quando puder.
Recicle sempre.

7 comentários:

  1. O vídeo é muito bom. Mas o que eu acho é que, no caso da utilização educacional dele, ele não deve ser apresentado sozinho. É preciso que se apresente também a parte prática da coisa pois, muitas pessoas não relacionam as frases finais (Reduza seu consumo | Reutilize quando puder | Recicle sempre) com a sua vida.

    Precisamos dar exemplos concretos, relacionando-os com a vida dos "alunos" (sempre com a participação deles).

    Por exemplo: "Quem aqui toma leite daquele comprado em caixinha? Quantos por semana mais ou menos? O que vocês - ou sua familia - fazem com as embalagens vazias? O que daria pra fazer? Quem mais mora perto e...", etc, etc, etc. Entendeu a idéia? ;-)

    bjs
    CB

    ResponderExcluir
  2. OI JOYCE E CRISTINA!! como estão? pois é Cristina,concordo totalmente com vc!! Existem várias formas pra se lidar com o nosso lixo!!!
    Mas como vc diz,precisamos propor aos estudantes que reflitam sobre alternativas ...cada caso é um caso...os professores precisam se tocar sim de que cada escola tem suas particularidades... por exemplo as garrafas pet de coca cola e etc... já ouvi dizer que até nas favelas elas surgem em grande quantidade, porque a falta de saneamento básico...a falta de água boa pra se beber...(geralmente um bom filtro de água,é meio caro!) então por exemplo...as pets...dá pra serem reutilizadas de formas extraordinárias!! desde o reuso indo até a manufatura industrial (camisetas feitas com a fibra das pets)
    dá pra se fazer móveis!! cadeiras, mesas sei lá...muitas coisas... as embalagens de tetrapack fazem telhas com maior eficiência do que as telhas de amianto... é vc tem todsa razão, tudo depende do local em que os estudantes vivem...muitas saídas podem surgir e a só a participação deles é que fará a coisa andar e isso cooperará pra integração da comunidade!! e ainda a natureza agradecerá... os rios ficarão mais limpos, e os aterros sanitários poderão até deixar de existirem um dia...o lixo orgânico produz um excelente adubo pra terra!! abração e bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  3. ....então a questão da redução do consumo de coisas que por muitas vezes são ruins pra saúde das pessoas, como por exemplo o consumo exagerado de refrigerantes e de alimentos industrializados...a reeducação alimentar é algo vital! mas também hiper complexo de ser trabsformado.... a falta de informação e a falta de tempo das pessoas nas cidades grandes...além da vontade de transformar o dia a dia.....por exemplo as hortas comunitárias....que quase sempre podem ser feitas....mas que por falta de ânimo das pessoas,e por acomodação mesmo...nem pensam em fazer!! ...quase sempre a inexistência de uma pessoa animada e que motiva os outros....faz muita falta em qualquer lugar!! até logo, abração

    ResponderExcluir
  4. http://www.youtube.com/watch?v=ksnR9yPjd-E

    No Youtube há muitos vídeos ensinando a reutilizar sucatas...este aí de cima ensina como fazer um puff com garrafas pet.

    ResponderExcluir
  5. Vou dar meu pitaco: eu acho que educação ambiental não pode se restringir à discussões em sala de aula. As escolas, determinadas a formar futuros cidadãos, devem começar a colocar em prática o que ensinam. Por exemplo: as sobras de frutas, verduras e cascas da merenda deveriam ser recolhidas e transformadas em composto, pelos próprios alunos (não existe nada mais fácil do que fazer compostagem). O consumo de água dentro da escola deveria ser totalmente revisto, sempre com a participação dos alunos. As escolas deveriam usar o composto para manter uma pequena horta e, caso o espaço não permita, um pequeno jardim de ervas em vasos. Ou ainda para manter as árvores da vizinhança. O consumo de eletricidade é feito como, dentro da escola? No que os alunos podem ajudar para reduzir este consumo? Usamos copos descartáveis, que tal cada um trazer sua garrafinha? Estamos compartilhando as sobras da merenda com outros alunos e funcionários? Estamos reciclando TODO o lixo útil da escola? Estamos imprimindo as folhas na frente e no verso? Estamos completando toda a página antes de iniciar uma folha em branco? A escola tem um local para receber o óleo de cozinha trazido pelos alunos? E as pilhas e baterias? E por aí vai.

    Consumo consciente é hábito. E este hábito pode ser ensinado e cultivado dentro da escola. Porque senão vira uma linda teoria que as pessoas têm uma dificuldade de colocar em prática.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. OI TAÍS!!! muito bom!!!! adorei suas dicas hiper práticas.... AAHH!! esta história do óleo de cozinha, das frituras!! MEU DEUS!!! aqui no meu prédio não reciclam este óleo e já vi um vídeo de um conhecido daqui da web que ensina fazer sabão com este óleo!! vou ver se acho!! bom....nem preciso dizer que até parei de fritas batatas(coisa que eu fazia s´po uma vez por mes, porque adoro batatas fritas....mas...._ porque quando ia jogar fora o óleo dava-me dor na alma.... dizem que uma pequena quantidade de óleo polui milhões de litros de água no rio! pobres de nossos rios!! apesar que aqui em são paulo nosso rios já estão mortos faz tempo....só que o curioso é que ele se restabelece há uns 100 kilômetros daqui da capital e torna-se cristalino ( o rio Tietê) como entender isso!? abração
    agradeço...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Postagens populares - Tudo

NUVEM DE TAGS

"ÍNDICE DE ABRIL 2009" "ÍNDICE DE AGOSTO 2009" "ÍNDICE DE DEZEMBRO 2008" "ÍNDICE DE FEVEREIRO 2009" "ÍNDICE DE JANEIRO 2009" "ÍNDICE DE JUNHO 2009" "ÍNDICE DE MAIO 2009" "ÍNDICE DE MARÇO 2009" ABAETE ADOLESCENTE ALIMENTAÇÃO AMÉRICA LATINA AMIGOS AMOR ANARQUISMO ANCORAMENTO ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA SIMÉTRICA ARTE artigo AUDIO-VISUAL AUTODIDATISMO AUTORES BANDA LARGA MÓVEL BASE Beto Samu BIBLIOGRAFIA biblioteca BIBLIOTECAS ON LINE BLOGOSFERA BRASIL BRUNO LATOUR CAPES CAPITALISMO CELULAR CIBERCULTURA CIBORGUE CIDADANIA CIDADE ESCOLA APRENDIZ CIÊNCIA CINEMA CNPQ COLABORADORES COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO DIGITAL CONSUMO CONVERSAS COOPERAÇÂO COSMOGENESE CRIANÇA CRODOWALDO PAVAN CULTURA HACKER CURSOS DEBATE DELEUZE DESIGN DIGITAL DIREITOS AUTORAIS DIREITOS HUMANOS DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DOUTORADO ECONOMIA SOLIDÁRIA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA EDUCADORES EMAILS EMEF.DES.AMORIM LIMA ENTREVISTA ESCOLA ESTE BLOG EVENTO FAPESP FEEDS FESTIVAL FILOSOFIA FOUCALT FRACTAL FRAGMENTOS FRASE FUNDAMENTOS GAMES GLÓRIA KREINZ GRANDE IMPRENSA GRUPO DO YAHOO GRUPO YAHOO GUATTARI HISTÓRIA HOMEM HOMENAGEM IDOSOS IMAGEM INCCLUSÃO INDAGAÇÃO ÍNDICES INFORMAÇÃO INTELIGÊNCIA INTELIGÊNCIA COLETIVA INTERNET IVAN ILLICH JOGOS ELETRÔNICOS JOSÉ REIS Joyce Sanchotene Juliana Maria LEI DE LINUS leitura LEVY LINGUAGENS LITERATURA livro para download LIVROS LIXO Luiz de Campos MANIFESTO MANIPULAÇÃO MAPAS MARCELO ROQUE MAURÍCIO WALDMAN MEC MEIO AMBIENTE MÍDIAS MÍDIAS LIVRES MILTON SANTOS MODOLINKAR MULTIMANIFESTO MUNDIALIZAÇÃO MÚSICA MÚTUA AJUDA NADIA STABILE NANOBIOTECNOLOGIA NATUREZA Ney Mourão NJR-ECA/USP OMBUDSMÃE ORIENTE PALAVRAS-CHAVE PAULO FREIRE PERGUNTAS PESQUISA PODER POESIA POLITEIA POLÍTICA PÓS- GRADUAÇÃO PÓSHUMANO PROCESSOS PROF.OZAÍ PROFESSORES PROJETO PROJETO DE LEI PUC RECICLAGEM REDES RIZOMA ROBÓTICA ROMÂNTICOS CONSPIRADORES ROUSSEAU SANDRA GORNI BENEDETTI SANTAELLA SAÚDE SEMIÓTICA SEO SOCIEDADE SOFTWARE LIVRE SUCATA SUSTENTABILIDADE TECNOLOGIA TEIA MULTICULTURAL TESE texto TRABALHO TRAGTENBERG TRANSFORMAÇÃO Travelling School of Life UNIVERSIDADE URBE USP VIDA VÍDEO VOZ WEB 2.0 WIKIPÉDIA