domingo, 7 de dezembro de 2008

Por que as comunicações e as artes estão convergindo? "SANTAELLA"

Por que as comunicacoes e as artes estao convergindo?, Lucia Santaella
by doassis — Për herë të fundit modifikuar 18/09/2005 14:28

Fichamento para aula
Por que as comunicacoes e as artes estao convergindo? Lucia Santaella
Ed. Paulus - 2005

- Ciente da polemica em torno da aproximacao conceitual entre arte e comunicacoes, a autora abre o livro a partir do pressuposto de que nao pretende considerar arte apenas as “belas artes” (pintura, escultura, musica, poesia e arquitetura) e comunicacao apenas aquela dita “de massa”.

- A partir dai, Santaella divide a comunicacao em eras: da comunicacao oral, escrita, impressa, de massa, midiatica e digital. Sendo que as ultimas tres serao as que interessam para a analise que pretende fazer ao longo do livro.

- Outro pressuposto assumido pela pesquisadora e’ que os meios de comunicacao sao insperaveis do modo de producao de uma epoca. E ainda: que foi a partir da Revolucao Industrial que se deu a ruptura entre cultura erudita e a cultura popular (pois comecaram a ser criadas as maquinas de criacao simbolica como fotografia e a prensa)

- Como especificades dos meios de comunicacao de massa, a autora aponta para o fato de serem “interssemioticos”, ou seja, empregarem elementos de imagem, som, texto, design e interpretacao para favorecerem a comunicacao. Eles formam a base para o que chama de “cultura das midias”.

- Foi tambem apos a indutrializacao, com as vanguardas e o modernismo, que as artes passaram a incorporar dispostivos tecnologicos como meios para sua producao. E tambem para a sua divulgacao. O impacto dessa mesma divulgacao e consequente popularizacao da arte teria levado a criacao de novos museus, a injecao de recursos financeiros e finalmente a absorcao da arte pela cultura oficial.

- Quando se fala em artes digitais, o fato de elas se desenvolverem nos mesmos ambientes que servem as comunicacoes torna as fronteiras entre as duas ainda mais porosas.

Cap. 2, no qual Santaella trata dos atritos e afinidades entre a fotografia e a arte.

- A autora aponta para o ensaio de Walter Benjamin,para quem “a invencao da fotografia destrruiu a aura da obra de arte, seus rituais magicos e religiosos, mas nao destruiu a arte, apenas transformou seu carater geral” (bem como nossos modos de ver a arte).

- A questao, para ela, nao e’ ‘se a fotografia e’ uma arte, mas se a arte se tornou fotografica”.

- Alguns exemplos de artistas e movimentos sobre os quais a fotografia teve influencia: Degas, Duchamp (impressao de presenca), suprematismo russo, dadaismo, arte pop (reproducao), performance (como instrumento de registro, inicialmente)...

- Santaella divide a cultura das imagens em tres paradigmas: pre-fotografico, fotografico e pos-fotografico. Enquanto no fotografico se pressupoe uma maquina e um objeto preexiste a sua imagem, no pos-fotografico as imagens sao sinteticas, numericas, resultados da transformacao de uma matriz numerica em pixels numa tela. Ocorre a “quebra dos principios da indexacao da fotografia”, resultado de possibilidades de manipulacao, modelacao e edicao das imagens. A foto representa. O computador simula. Eis uma crise da aparencia semelhante a mencionada por Margot Lovejoy, no cap. 7 de Art in the Electronic Age.

- Cap. 3, do cinema como um dos primeiros exemplos da imbricacao entre artes, comunicacao de massa, industria, pesquisa cientifica... Santaella cita Eisenstein com exemplo de matematico, engenheiro e “artista tecnologico”. Para a autora, a arte do cinema teve relacoes diretas sobre outros campos de criacao artistica, como a literatura, que viu sua estrutura narrativa ser reformulada em resposta as novas linearidades (ou nao) do cinema. Alem disso, inlfuenciou a TV e por ela foi influenciada.

- Santaella acredita no entanto que o cinema proporciona um “tipo de criacao para a qual a entronizacao dos museus e galerias esta, de saida e para sempre, vedada” (p. 35). Sera? O que seriam entao os exemplos de hipercinema, cinema expandido, interativo etc.?

- No cap. 4, a autora trata dos efeitos da industrializacao cultural na arte. E tambem do efeito inverso.

- A partir dos anos 60, movimentos como a pop arte, miminalismo, land art, performance e instalacao colocaram em cheque a ideia de que arte e’ pintura ou escultura. Ao contrario, diziam que a arte nao e’ so’ conteudo, mas contexto (social e politico)

- Para a pop arte, os objetos nao sao mais a representacao da natureza, mas da realidade urbana. A arte torna-se metaarte, propondo relacoes ambiguas com a cultura de massas, ora celebrando o consumo e as estrelas da midia, ora analizando e criticando. Nao se trata de apropriacao, mas de traducao semiotica, recontextualizacao, defende a autora.

- Evolucao do discutido no capitulo anterior, no cap. 5, Santaella aponta para a relacao da publicidade com a arte pop. Se esta “canibalizou” a primeira, nada mais justo que a publicidade tome volta emprestados os estilos, os modos de composicao (know how) ou o prestigio da arte. Argumento polemico, mas deveras oportuno para as discussoes eticas de remix e Creative Commons, por exemplo. Se eu me julgo no direito de remixar o que bem entender, nao tenho o direito de impedir que, mesmo comercialmente, outros facam uso do que eu criar...

- Cap. 6: pos-modernismo na arte. A partir dos anos 70, decreta-se o fim dos movimentos sucessivos, erupcao de movimentos artisticos simultaneos, contraditorios, paradoxais. Anos 80, a estetica kitsch de Jeff Koons.

- Cap. 7: entra mais a fundo no impacto das tecnologias de comunicacao digital sobre a arte. Fala do surgimento da videoarte como resposta a popularizacao da TV nos anos 60. De que os artistas tendem a trabalhar com as ferramentas hi e low tech que estejam disponiveis a mao, como foi o caso das filmadoras.

- Outro aspecto importante para nortear as discussoes de hoje, ja’ naquela epoca artistas ‘se renderam” as TVs para usarem seus estudios e transmitir seus trabalhos. Argumenta que “para desenvolver critica e’ necessario participar televisualmente dessa sociedade”.

- A autora toca, ainda que de passsagem, em outro tema interessante: as distincoes entre a videoarte e os promos musiciais (videoclipes) sao muito tenues. Ainda assim (e aqui reflito eu), como nao consideram Chris Cunningham, Michel Gondry e Spike Jonze artistas?

- Dado importante: Santaella lembra que,apesar de trabalharem com novas tecnologias, nao foi grande a resistencia a incorporacao do video na arte. Possiveis motivos: o custo baixo de suporte e exibicao e o fato de alguns artistas ja’ serem conhecidos das instituicoes (o que nao e’ exatamente o caso de boa parte dos artistas digitais hoje).

- No cap. 8, a autora trata das artes interativas (ou digitais), situando-as no paradigma pos-fotografico da imagem. Com a computacao grafica, um artista nao manipula materiais, mas tecnologia (“eletrons que brilham numa tela”).

- A mudanca de paradigma sugere que um artista nao deve mais ser reconhecido por sua genialidade, mas por sua “engenhosidade” (p. 62)

-Por outro lado, e’ necessario separar a arte digital do campo do entretenimento hi-tech. A chave: arte nao e’ utilitaria, deve responder sempre e em primeiro lugar a ideia de seu criador.

- Para analisar propriamente esse novo cenario, a autora pensa que uma “nova estetica e critica sao necessarias”, e estas devem ser capazes de romper as barreiras entre ciencia e arte (e arte e comunicacao, claro).

FONTE : http://netart.incubadora.fapesp.br/portal/Members/doassis/santaella01

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Postagens populares - Tudo

NUVEM DE TAGS

"ÍNDICE DE ABRIL 2009" "ÍNDICE DE AGOSTO 2009" "ÍNDICE DE DEZEMBRO 2008" "ÍNDICE DE FEVEREIRO 2009" "ÍNDICE DE JANEIRO 2009" "ÍNDICE DE JUNHO 2009" "ÍNDICE DE MAIO 2009" "ÍNDICE DE MARÇO 2009" ABAETE ADOLESCENTE ALIMENTAÇÃO AMÉRICA LATINA AMIGOS AMOR ANARQUISMO ANCORAMENTO ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA SIMÉTRICA ARTE artigo AUDIO-VISUAL AUTODIDATISMO AUTORES BANDA LARGA MÓVEL BASE Beto Samu BIBLIOGRAFIA biblioteca BIBLIOTECAS ON LINE BLOGOSFERA BRASIL BRUNO LATOUR CAPES CAPITALISMO CELULAR CIBERCULTURA CIBORGUE CIDADANIA CIDADE ESCOLA APRENDIZ CIÊNCIA CINEMA CNPQ COLABORADORES COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO DIGITAL CONSUMO CONVERSAS COOPERAÇÂO COSMOGENESE CRIANÇA CRODOWALDO PAVAN CULTURA HACKER CURSOS DEBATE DELEUZE DESIGN DIGITAL DIREITOS AUTORAIS DIREITOS HUMANOS DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DOUTORADO ECONOMIA SOLIDÁRIA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA EDUCADORES EMAILS EMEF.DES.AMORIM LIMA ENTREVISTA ESCOLA ESTE BLOG EVENTO FAPESP FEEDS FESTIVAL FILOSOFIA FOUCALT FRACTAL FRAGMENTOS FRASE FUNDAMENTOS GAMES GLÓRIA KREINZ GRANDE IMPRENSA GRUPO DO YAHOO GRUPO YAHOO GUATTARI HISTÓRIA HOMEM HOMENAGEM IDOSOS IMAGEM INCCLUSÃO INDAGAÇÃO ÍNDICES INFORMAÇÃO INTELIGÊNCIA INTELIGÊNCIA COLETIVA INTERNET IVAN ILLICH JOGOS ELETRÔNICOS JOSÉ REIS Joyce Sanchotene Juliana Maria LEI DE LINUS leitura LEVY LINGUAGENS LITERATURA livro para download LIVROS LIXO Luiz de Campos MANIFESTO MANIPULAÇÃO MAPAS MARCELO ROQUE MAURÍCIO WALDMAN MEC MEIO AMBIENTE MÍDIAS MÍDIAS LIVRES MILTON SANTOS MODOLINKAR MULTIMANIFESTO MUNDIALIZAÇÃO MÚSICA MÚTUA AJUDA NADIA STABILE NANOBIOTECNOLOGIA NATUREZA Ney Mourão NJR-ECA/USP OMBUDSMÃE ORIENTE PALAVRAS-CHAVE PAULO FREIRE PERGUNTAS PESQUISA PODER POESIA POLITEIA POLÍTICA PÓS- GRADUAÇÃO PÓSHUMANO PROCESSOS PROF.OZAÍ PROFESSORES PROJETO PROJETO DE LEI PUC RECICLAGEM REDES RIZOMA ROBÓTICA ROMÂNTICOS CONSPIRADORES ROUSSEAU SANDRA GORNI BENEDETTI SANTAELLA SAÚDE SEMIÓTICA SEO SOCIEDADE SOFTWARE LIVRE SUCATA SUSTENTABILIDADE TECNOLOGIA TEIA MULTICULTURAL TESE texto TRABALHO TRAGTENBERG TRANSFORMAÇÃO Travelling School of Life UNIVERSIDADE URBE USP VIDA VÍDEO VOZ WEB 2.0 WIKIPÉDIA