4- O Neolítico
Costumeiramente, situamos o início do período Neolítico ao final da era glacial, há aproximadamente 10 mil anos. Com o aquecimento da crosta terrestre e o degelo em diversas regiões, ocorreu uma elevação no nível dos mares, e consequentemente, profundas transformações climáticas, possibilitando o surgimento das zonas tropicais, subtropicais e temperadas. Desapareceram grandes felinos e alguns animais de elevado porte como os mamutes, um antepassado dos elefantes, dando origem a fauna atual. A vida vegetal também sofreu grandes modificações. Nesse novo ambiente, algumas áreas tornaram-se mais favoráveis à sobrevivência humana, geralmente aquelas próximas aos grandes rios.
As transformações ambientais e as conquistas técnica, possibilitaram. gradativamente, um controle do homem sobre natureza, libertando-o do modelo de sobrevivência baseado na caça e na coleta. Aprendeu a produzir e reproduzir plantas e animais, dando início a Revolução Neolítica.
Podemos supor que o processo, iniciado há cerca de 10 mil anos, tenha ocorrido no Oriente Médio, e em momentos diferentes, na Índia, China, Europa e América.
Ao tornar-se pastor e agricultor, portanto produtor de alimentos, o homem começou a sua sedentarização, o que contribuiu para um sensível crescimento populacional. Vivendo em comunidades, surgiu um sistema de cooperação, em que a posse dos instrumentos e da produção era coletiva. As atividades produtivas fundamentavam-se na divisão sexual do trabalho. As relações sociais tornaram-se mais complexas, e a hordas coletoras cederam lugar às tribos.
As conquistas tecnológicas ampliaram-se nesse período. Dois momentos se destacaram: a produção da cerâmica (potes e panelas), bem como de moradia.
No final do Neolítico o homem desenvolveu a metalurgia, dando início a Idade dos Metais. Foi a partir desse momento que importantes avanços ocorreram. Em algumas regiões foram desenvolvidos a escrita, a roda e o calendário.
Apesar da impossibilidade de estabelecer uma cronologia exata desses avanços, supõe-se que o bronze foi utilizado em diversas áreas do Oriente já por volta de 4000 a.C., alcançando a Europa e o mundo mediterrâneo cerca de 2000 anos depois.
fonte : http://www.historiapaulochaves.com.br/aulasvirtuais/OrigemHome.doc.
(...)Do Paleolítico ao neolítico, cerca de 3.500 a.C. a 4.000 a.C., os povos que viviam na
África e na Europa deixaram pinturas nas cavernas criadas com objetivos práticos e ritualísticos.
Em algumas imagens, as presenças de marcas aparentam serem feitas por lanças, sugerindo o seu
uso em rituais mágicos organizados para conseguir êxito na caçada, e na instrução de jovens à
caça como um esforço de cooperação em grupo. (...)
FONTE: http://www.historiaimagem.com.br/edicao6abril2008/09-evolucao-grafica-cinema-digital.pdf.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares - Tudo
-
Por que as comunicacoes e as artes estao convergindo?, Lucia Santaella by doassis — Për herë të fundit modifikuar 18/09/2005 14:28 Fichament...
-
Esta home page dedica-se à discussão baseada no livro "cibernética e sociedade" de Norbert Wiener, sobre ciência, tecnologia,probl...
-
http://www.scribd.com/doc/5168526/Veias-Abertas-da-America-LatinaEduardoGaleano#
-
Baixar Ciro Marcondes Filho PDF, Página 2 - Pesquisa de Livros Virtuais
-
http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15585/1/2014_AlessandrodosSantosSouza.pdf http://repositorio.unb.br/handle/10482/15585 Use e...
-
30 anos CCSP - Luiz Telles Concepção e uso dos espaços - Terceira parte on Vimeo
-
Adriano Costa Chaves Double bass;solo concert at the Centro da Cultura Judaica;Brasil;February 2007 Koussevisky Concerto 1st Mvt.
-
https://www.youtube.com/watch?v=UIa970k2B7o Publicado em 30 de mar de 2016 Já está funcionando na comunidade de Heliópolis o Fab-Lab, ...
-
http://sarauxyz.blogspot.com.br/2014/10/politicaeducacaomidiae-o-que-penso.html triste ver o que ocorre no Brasil um país que teve g...
NUVEM DE TAGS
"ÍNDICE DE ABRIL 2009"
"ÍNDICE DE AGOSTO 2009"
"ÍNDICE DE DEZEMBRO 2008"
"ÍNDICE DE FEVEREIRO 2009"
"ÍNDICE DE JANEIRO 2009"
"ÍNDICE DE JUNHO 2009"
"ÍNDICE DE MAIO 2009"
"ÍNDICE DE MARÇO 2009"
ABAETE
ADOLESCENTE
ALIMENTAÇÃO
AMÉRICA LATINA
AMIGOS
AMOR
ANARQUISMO
ANCORAMENTO
ANTROPOLOGIA
ANTROPOLOGIA SIMÉTRICA
ARTE
artigo
AUDIO-VISUAL
AUTODIDATISMO
AUTORES
BANDA LARGA MÓVEL
BASE
Beto Samu
BIBLIOGRAFIA
biblioteca
BIBLIOTECAS ON LINE
BLOGOSFERA
BRASIL
BRUNO LATOUR
CAPES
CAPITALISMO
CELULAR
CIBERCULTURA
CIBORGUE
CIDADANIA
CIDADE ESCOLA APRENDIZ
CIÊNCIA
CINEMA
CNPQ
COLABORADORES
COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO DIGITAL
CONSUMO
CONVERSAS
COOPERAÇÂO
COSMOGENESE
CRIANÇA
CRODOWALDO PAVAN
CULTURA HACKER
CURSOS
DEBATE
DELEUZE
DESIGN DIGITAL
DIREITOS AUTORAIS
DIREITOS HUMANOS
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
DOUTORADO
ECONOMIA SOLIDÁRIA
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA
EDUCADORES
EMAILS
EMEF.DES.AMORIM LIMA
ENTREVISTA
ESCOLA
ESTE BLOG
EVENTO
FAPESP
FEEDS
FESTIVAL
FILOSOFIA
FOUCALT
FRACTAL
FRAGMENTOS
FRASE
FUNDAMENTOS
GAMES
GLÓRIA KREINZ
GRANDE IMPRENSA
GRUPO DO YAHOO
GRUPO YAHOO
GUATTARI
HISTÓRIA
HOMEM
HOMENAGEM
IDOSOS
IMAGEM
INCCLUSÃO
INDAGAÇÃO
ÍNDICES
INFORMAÇÃO
INTELIGÊNCIA
INTELIGÊNCIA COLETIVA
INTERNET
IVAN ILLICH
JOGOS ELETRÔNICOS
JOSÉ REIS
Joyce Sanchotene
Juliana Maria
LEI DE LINUS
leitura
LEVY
LINGUAGENS
LITERATURA
livro para download
LIVROS
LIXO
Luiz de Campos
MANIFESTO
MANIPULAÇÃO
MAPAS
MARCELO ROQUE
MAURÍCIO WALDMAN
MEC
MEIO AMBIENTE
MÍDIAS
MÍDIAS LIVRES
MILTON SANTOS
MODOLINKAR
MULTIMANIFESTO
MUNDIALIZAÇÃO
MÚSICA
MÚTUA AJUDA
NADIA STABILE
NANOBIOTECNOLOGIA
NATUREZA
Ney Mourão
NJR-ECA/USP
OMBUDSMÃE
ORIENTE
PALAVRAS-CHAVE
PAULO FREIRE
PERGUNTAS
PESQUISA
PODER
POESIA
POLITEIA
POLÍTICA
PÓS- GRADUAÇÃO
PÓSHUMANO
PROCESSOS
PROF.OZAÍ
PROFESSORES
PROJETO
PROJETO DE LEI
PUC
RECICLAGEM
REDES
RIZOMA
ROBÓTICA
ROMÂNTICOS CONSPIRADORES
ROUSSEAU
SANDRA GORNI BENEDETTI
SANTAELLA
SAÚDE
SEMIÓTICA
SEO
SOCIEDADE
SOFTWARE LIVRE
SUCATA
SUSTENTABILIDADE
TECNOLOGIA
TEIA MULTICULTURAL
TESE
texto
TRABALHO
TRAGTENBERG
TRANSFORMAÇÃO
Travelling School of Life
UNIVERSIDADE
URBE
USP
VIDA
VÍDEO
VOZ
WEB 2.0
WIKIPÉDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário