NOME DO RESPONSÁVEL: Maria Lucia Santaella Braga
TÍTULO DO PROJETO: A PRODUçãO E DISSEMINAçãO DA PESQUISA NA ERA DIGITAL.
1. Contextualização geral de todos os projetos apresentados neste processo de multi-usuários
Um número crescente de textos científicos, revistas especializadas e mesmo livros não está mais sendo editado em papel, mas encontra-se agora disponível on line para assinantes dotados de um modem, uma linha telefônica e acesso a redes internacionais de tipo internet. A mais nova geração de editores de textos já não pode mais ser encarada como uma mera ferramenta para auxiliar a escrita, mas como uma mídia nova, híbrida, multimídia, completa em si mesma, uma vez que permite acrescentar aos textos um certo número de elementos áudio-visuais (voz, música, sons, imagens em movimento) que não podem mais ser impressos em papel.
O desenvolvimento dessas linguagens híbridas (som, imagem e verbo: cores, luzes, formas, movimentos), nas gravações digitais de som, imagem e palavra oral e escrita dos CD-ROMS e das mensagens via Rede, eminentemente interativas, inaugura novos canais de comunicação. São canais ainda não sedimentados, em ebulição. Vários segmentos da sociedade, especialmente aqueles voltados para a comunicação, tais como empresas jornalísticas e editoriais apressam-se em explorar comercialmente esses novos suportes comunicacionais. Diante desse quadro, cabe aos cursos de comunicação das universidades, principalmente nos seus programas de pós-graduação, investigar esses novos meios, não apenas a nível teórico, mas também prático e criativo, funcionando como uma central avançada de produção, sinalizando caminhos e apresentando questões que as empresas de informação, entretenimento e lazer não são capazes de enxergar ou não tem por função desenvolver.
Quais são as características das novas linguagens multi e hipermídia e dos novos canais que as veiculam, que tipo de conhecimento e de informação elas são capazes de criar e de veicular, que transformações elas podem trazer para a produção e disseminação da pesquisa, que potencial estético elas apresentam, quais os impactos sócio-culturais que estão aptas a produzir, enfim, que projetos inovadores podem explorar a multi e hipermídia como linguagem? Essas são perguntas que necessitam ser enfrentadas por institutos e centros de pesquisa em comunicação, tais como os programas de pós-graduação.
Tendo isso em vista, o programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP (COS-PUC), que já conta com um laboratório visual, desde 1989, e um laboratório de música eletroacústica, desde 1992, contando, também com uma equipe de primeira qualidade de pesquisadores em formação, especialistas em imagem e som, deu início a projetos de pesquisa em multimídia, hipertexto e hipermídia há alguns anos, sob a coordenação de Arlindo Machado e Lucia Santaella. (...)
LEIA NA ÍNTEGRA EM : http://www.pucsp.br/~lbraga/fs_proj_fina.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares - Tudo
-
Por que as comunicacoes e as artes estao convergindo?, Lucia Santaella by doassis — Për herë të fundit modifikuar 18/09/2005 14:28 Fichament...
-
Esta home page dedica-se à discussão baseada no livro "cibernética e sociedade" de Norbert Wiener, sobre ciência, tecnologia,probl...
-
http://www.scribd.com/doc/5168526/Veias-Abertas-da-America-LatinaEduardoGaleano#
-
Baixar Ciro Marcondes Filho PDF, Página 2 - Pesquisa de Livros Virtuais
-
http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15585/1/2014_AlessandrodosSantosSouza.pdf http://repositorio.unb.br/handle/10482/15585 Use e...
-
30 anos CCSP - Luiz Telles Concepção e uso dos espaços - Terceira parte on Vimeo
-
Adriano Costa Chaves Double bass;solo concert at the Centro da Cultura Judaica;Brasil;February 2007 Koussevisky Concerto 1st Mvt.
-
https://www.youtube.com/watch?v=UIa970k2B7o Publicado em 30 de mar de 2016 Já está funcionando na comunidade de Heliópolis o Fab-Lab, ...
-
http://sarauxyz.blogspot.com.br/2014/10/politicaeducacaomidiae-o-que-penso.html triste ver o que ocorre no Brasil um país que teve g...
NUVEM DE TAGS
"ÍNDICE DE ABRIL 2009"
"ÍNDICE DE AGOSTO 2009"
"ÍNDICE DE DEZEMBRO 2008"
"ÍNDICE DE FEVEREIRO 2009"
"ÍNDICE DE JANEIRO 2009"
"ÍNDICE DE JUNHO 2009"
"ÍNDICE DE MAIO 2009"
"ÍNDICE DE MARÇO 2009"
ABAETE
ADOLESCENTE
ALIMENTAÇÃO
AMÉRICA LATINA
AMIGOS
AMOR
ANARQUISMO
ANCORAMENTO
ANTROPOLOGIA
ANTROPOLOGIA SIMÉTRICA
ARTE
artigo
AUDIO-VISUAL
AUTODIDATISMO
AUTORES
BANDA LARGA MÓVEL
BASE
Beto Samu
BIBLIOGRAFIA
biblioteca
BIBLIOTECAS ON LINE
BLOGOSFERA
BRASIL
BRUNO LATOUR
CAPES
CAPITALISMO
CELULAR
CIBERCULTURA
CIBORGUE
CIDADANIA
CIDADE ESCOLA APRENDIZ
CIÊNCIA
CINEMA
CNPQ
COLABORADORES
COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO DIGITAL
CONSUMO
CONVERSAS
COOPERAÇÂO
COSMOGENESE
CRIANÇA
CRODOWALDO PAVAN
CULTURA HACKER
CURSOS
DEBATE
DELEUZE
DESIGN DIGITAL
DIREITOS AUTORAIS
DIREITOS HUMANOS
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
DOUTORADO
ECONOMIA SOLIDÁRIA
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA
EDUCADORES
EMAILS
EMEF.DES.AMORIM LIMA
ENTREVISTA
ESCOLA
ESTE BLOG
EVENTO
FAPESP
FEEDS
FESTIVAL
FILOSOFIA
FOUCALT
FRACTAL
FRAGMENTOS
FRASE
FUNDAMENTOS
GAMES
GLÓRIA KREINZ
GRANDE IMPRENSA
GRUPO DO YAHOO
GRUPO YAHOO
GUATTARI
HISTÓRIA
HOMEM
HOMENAGEM
IDOSOS
IMAGEM
INCCLUSÃO
INDAGAÇÃO
ÍNDICES
INFORMAÇÃO
INTELIGÊNCIA
INTELIGÊNCIA COLETIVA
INTERNET
IVAN ILLICH
JOGOS ELETRÔNICOS
JOSÉ REIS
Joyce Sanchotene
Juliana Maria
LEI DE LINUS
leitura
LEVY
LINGUAGENS
LITERATURA
livro para download
LIVROS
LIXO
Luiz de Campos
MANIFESTO
MANIPULAÇÃO
MAPAS
MARCELO ROQUE
MAURÍCIO WALDMAN
MEC
MEIO AMBIENTE
MÍDIAS
MÍDIAS LIVRES
MILTON SANTOS
MODOLINKAR
MULTIMANIFESTO
MUNDIALIZAÇÃO
MÚSICA
MÚTUA AJUDA
NADIA STABILE
NANOBIOTECNOLOGIA
NATUREZA
Ney Mourão
NJR-ECA/USP
OMBUDSMÃE
ORIENTE
PALAVRAS-CHAVE
PAULO FREIRE
PERGUNTAS
PESQUISA
PODER
POESIA
POLITEIA
POLÍTICA
PÓS- GRADUAÇÃO
PÓSHUMANO
PROCESSOS
PROF.OZAÍ
PROFESSORES
PROJETO
PROJETO DE LEI
PUC
RECICLAGEM
REDES
RIZOMA
ROBÓTICA
ROMÂNTICOS CONSPIRADORES
ROUSSEAU
SANDRA GORNI BENEDETTI
SANTAELLA
SAÚDE
SEMIÓTICA
SEO
SOCIEDADE
SOFTWARE LIVRE
SUCATA
SUSTENTABILIDADE
TECNOLOGIA
TEIA MULTICULTURAL
TESE
texto
TRABALHO
TRAGTENBERG
TRANSFORMAÇÃO
Travelling School of Life
UNIVERSIDADE
URBE
USP
VIDA
VÍDEO
VOZ
WEB 2.0
WIKIPÉDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário