domingo, 7 de dezembro de 2008

A PRODUçãO E DISSEMINAÇÃO DA PESQUISA NA ERA DIGITAL. - "SANTAELLA"

NOME DO RESPONSÁVEL: Maria Lucia Santaella Braga

TÍTULO DO PROJETO: A PRODUçãO E DISSEMINAçãO DA PESQUISA NA ERA DIGITAL.



1. Contextualização geral de todos os projetos apresentados neste processo de multi-usuários

Um número crescente de textos científicos, revistas especializadas e mesmo livros não está mais sendo editado em papel, mas encontra-se agora disponível on line para assinantes dotados de um modem, uma linha telefônica e acesso a redes internacionais de tipo internet. A mais nova geração de editores de textos já não pode mais ser encarada como uma mera ferramenta para auxiliar a escrita, mas como uma mídia nova, híbrida, multimídia, completa em si mesma, uma vez que permite acrescentar aos textos um certo número de elementos áudio-visuais (voz, música, sons, imagens em movimento) que não podem mais ser impressos em papel.

O desenvolvimento dessas linguagens híbridas (som, imagem e verbo: cores, luzes, formas, movimentos), nas gravações digitais de som, imagem e palavra oral e escrita dos CD-ROMS e das mensagens via Rede, eminentemente interativas, inaugura novos canais de comunicação. São canais ainda não sedimentados, em ebulição. Vários segmentos da sociedade, especialmente aqueles voltados para a comunicação, tais como empresas jornalísticas e editoriais apressam-se em explorar comercialmente esses novos suportes comunicacionais. Diante desse quadro, cabe aos cursos de comunicação das universidades, principalmente nos seus programas de pós-graduação, investigar esses novos meios, não apenas a nível teórico, mas também prático e criativo, funcionando como uma central avançada de produção, sinalizando caminhos e apresentando questões que as empresas de informação, entretenimento e lazer não são capazes de enxergar ou não tem por função desenvolver.

Quais são as características das novas linguagens multi e hipermídia e dos novos canais que as veiculam, que tipo de conhecimento e de informação elas são capazes de criar e de veicular, que transformações elas podem trazer para a produção e disseminação da pesquisa, que potencial estético elas apresentam, quais os impactos sócio-culturais que estão aptas a produzir, enfim, que projetos inovadores podem explorar a multi e hipermídia como linguagem? Essas são perguntas que necessitam ser enfrentadas por institutos e centros de pesquisa em comunicação, tais como os programas de pós-graduação.

Tendo isso em vista, o programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP (COS-PUC), que já conta com um laboratório visual, desde 1989, e um laboratório de música eletroacústica, desde 1992, contando, também com uma equipe de primeira qualidade de pesquisadores em formação, especialistas em imagem e som, deu início a projetos de pesquisa em multimídia, hipertexto e hipermídia há alguns anos, sob a coordenação de Arlindo Machado e Lucia Santaella. (...)

LEIA NA ÍNTEGRA EM : http://www.pucsp.br/~lbraga/fs_proj_fina.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Postagens populares - Tudo

NUVEM DE TAGS

"ÍNDICE DE ABRIL 2009" "ÍNDICE DE AGOSTO 2009" "ÍNDICE DE DEZEMBRO 2008" "ÍNDICE DE FEVEREIRO 2009" "ÍNDICE DE JANEIRO 2009" "ÍNDICE DE JUNHO 2009" "ÍNDICE DE MAIO 2009" "ÍNDICE DE MARÇO 2009" ABAETE ADOLESCENTE ALIMENTAÇÃO AMÉRICA LATINA AMIGOS AMOR ANARQUISMO ANCORAMENTO ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA SIMÉTRICA ARTE artigo AUDIO-VISUAL AUTODIDATISMO AUTORES BANDA LARGA MÓVEL BASE Beto Samu BIBLIOGRAFIA biblioteca BIBLIOTECAS ON LINE BLOGOSFERA BRASIL BRUNO LATOUR CAPES CAPITALISMO CELULAR CIBERCULTURA CIBORGUE CIDADANIA CIDADE ESCOLA APRENDIZ CIÊNCIA CINEMA CNPQ COLABORADORES COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO DIGITAL CONSUMO CONVERSAS COOPERAÇÂO COSMOGENESE CRIANÇA CRODOWALDO PAVAN CULTURA HACKER CURSOS DEBATE DELEUZE DESIGN DIGITAL DIREITOS AUTORAIS DIREITOS HUMANOS DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DOUTORADO ECONOMIA SOLIDÁRIA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA EDUCADORES EMAILS EMEF.DES.AMORIM LIMA ENTREVISTA ESCOLA ESTE BLOG EVENTO FAPESP FEEDS FESTIVAL FILOSOFIA FOUCALT FRACTAL FRAGMENTOS FRASE FUNDAMENTOS GAMES GLÓRIA KREINZ GRANDE IMPRENSA GRUPO DO YAHOO GRUPO YAHOO GUATTARI HISTÓRIA HOMEM HOMENAGEM IDOSOS IMAGEM INCCLUSÃO INDAGAÇÃO ÍNDICES INFORMAÇÃO INTELIGÊNCIA INTELIGÊNCIA COLETIVA INTERNET IVAN ILLICH JOGOS ELETRÔNICOS JOSÉ REIS Joyce Sanchotene Juliana Maria LEI DE LINUS leitura LEVY LINGUAGENS LITERATURA livro para download LIVROS LIXO Luiz de Campos MANIFESTO MANIPULAÇÃO MAPAS MARCELO ROQUE MAURÍCIO WALDMAN MEC MEIO AMBIENTE MÍDIAS MÍDIAS LIVRES MILTON SANTOS MODOLINKAR MULTIMANIFESTO MUNDIALIZAÇÃO MÚSICA MÚTUA AJUDA NADIA STABILE NANOBIOTECNOLOGIA NATUREZA Ney Mourão NJR-ECA/USP OMBUDSMÃE ORIENTE PALAVRAS-CHAVE PAULO FREIRE PERGUNTAS PESQUISA PODER POESIA POLITEIA POLÍTICA PÓS- GRADUAÇÃO PÓSHUMANO PROCESSOS PROF.OZAÍ PROFESSORES PROJETO PROJETO DE LEI PUC RECICLAGEM REDES RIZOMA ROBÓTICA ROMÂNTICOS CONSPIRADORES ROUSSEAU SANDRA GORNI BENEDETTI SANTAELLA SAÚDE SEMIÓTICA SEO SOCIEDADE SOFTWARE LIVRE SUCATA SUSTENTABILIDADE TECNOLOGIA TEIA MULTICULTURAL TESE texto TRABALHO TRAGTENBERG TRANSFORMAÇÃO Travelling School of Life UNIVERSIDADE URBE USP VIDA VÍDEO VOZ WEB 2.0 WIKIPÉDIA