Há um fenômeno curioso que acontece entre os publicitários brasileiros. Eles ADORAM o primeiro mundo. Os carros do primeiro mundo. Os prêmios do primeiro mundo. Os hotéis de luxo do primeiro mundo. As lojas que, mesmo em terras paulistanas, imitam as do primeiro mundo. Adoram também os vinhos, as canetas, as charmosas cidades, o visual urbano descolado, os filmes, as louras esguias, os restaurantes, o uísque.
Porém, quando o assunto é fazer o Brasil virar primeiro mundo, eles boicotam descaradamente. Se tem uma coisa que publicitário brasileiro odeia é trabalhar num país de primeiro mundo.
Só isso explica o lóbi feio, muito feio, vergonhoso, que eles fizeram para que a propaganda de cigarro não fosse proibida por aqui. Coisa que, há tempos, já era proibida no primeiro mundo.
Propaganda de bebida alcoólica também já foi banida em muito países. Mas por aqui, os cidadãos publicitários fizeram campanha, foram pra Brasília, apertaram mão de parlamentar e etc. Conseguiram manter a milionária publicidade de cerveja ativa. Não sei se teriam tido o mesmo sucesso se vivessem no primeiro mundo.
Espernearam também quando retiraram os outidóres da cidade de São Paulo. "Vamos passar fome!" E nas férias foram para Londres, onde tiraram fotos em frente a fachadas centenárias, bem preservadas e sem poluição visual.
A última tentativa deslavada para continuarmos no vigésimo primeiro mundo foi um comercial bonitinho e totalmente ordinário da W para o "uso consciente" da sacolinha plástica.
Ordinário porque é pago pela indústria do plástico, que deve estar começando a se preocupar com o número cada vez maior de malucos beleza divulgando idéias de primeiro mundo sobre os horrores da poluição pelo uso indiscriminado do plástico.
Ordinário porque está sendo veiculado em um país que recicla menos de 5% do seu lixo (de acordo com as fontes mais otimistas). Ordinário porque coloca no consumidor - nascido, criado e educado em um país com educação de nonagésimo quinto mundo - a responsabilidade pelo uso e "destino correto" das sacolinhas, como se na imensa maioria das nossas cidades, houvesse algum.
Ordinário porque por baixo da roupinha de propaganda educativa, há um comercial muito bem feito de estímulo ao uso da sacolinha plástica.
Ordinário porque jamais seria veiculado em um país de primeiro mundo, sob o risco de consumidores realmente educados e conscientes banirem de vez a sacolinha plástica de suas vidas. No primeiro mundo as pessoas não engolem qualquer besteira, não. Deve ser muito difícil fazer propaganda por lá.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares - Tudo
-
Por que as comunicacoes e as artes estao convergindo?, Lucia Santaella by doassis — Për herë të fundit modifikuar 18/09/2005 14:28 Fichament...
-
Esta home page dedica-se à discussão baseada no livro "cibernética e sociedade" de Norbert Wiener, sobre ciência, tecnologia,probl...
-
http://www.scribd.com/doc/5168526/Veias-Abertas-da-America-LatinaEduardoGaleano#
-
Baixar Ciro Marcondes Filho PDF, Página 2 - Pesquisa de Livros Virtuais
-
http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15585/1/2014_AlessandrodosSantosSouza.pdf http://repositorio.unb.br/handle/10482/15585 Use e...
-
30 anos CCSP - Luiz Telles Concepção e uso dos espaços - Terceira parte on Vimeo
-
Adriano Costa Chaves Double bass;solo concert at the Centro da Cultura Judaica;Brasil;February 2007 Koussevisky Concerto 1st Mvt.
-
https://www.youtube.com/watch?v=UIa970k2B7o Publicado em 30 de mar de 2016 Já está funcionando na comunidade de Heliópolis o Fab-Lab, ...
-
http://sarauxyz.blogspot.com.br/2014/10/politicaeducacaomidiae-o-que-penso.html triste ver o que ocorre no Brasil um país que teve g...
NUVEM DE TAGS
"ÍNDICE DE ABRIL 2009"
"ÍNDICE DE AGOSTO 2009"
"ÍNDICE DE DEZEMBRO 2008"
"ÍNDICE DE FEVEREIRO 2009"
"ÍNDICE DE JANEIRO 2009"
"ÍNDICE DE JUNHO 2009"
"ÍNDICE DE MAIO 2009"
"ÍNDICE DE MARÇO 2009"
ABAETE
ADOLESCENTE
ALIMENTAÇÃO
AMÉRICA LATINA
AMIGOS
AMOR
ANARQUISMO
ANCORAMENTO
ANTROPOLOGIA
ANTROPOLOGIA SIMÉTRICA
ARTE
artigo
AUDIO-VISUAL
AUTODIDATISMO
AUTORES
BANDA LARGA MÓVEL
BASE
Beto Samu
BIBLIOGRAFIA
biblioteca
BIBLIOTECAS ON LINE
BLOGOSFERA
BRASIL
BRUNO LATOUR
CAPES
CAPITALISMO
CELULAR
CIBERCULTURA
CIBORGUE
CIDADANIA
CIDADE ESCOLA APRENDIZ
CIÊNCIA
CINEMA
CNPQ
COLABORADORES
COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO DIGITAL
CONSUMO
CONVERSAS
COOPERAÇÂO
COSMOGENESE
CRIANÇA
CRODOWALDO PAVAN
CULTURA HACKER
CURSOS
DEBATE
DELEUZE
DESIGN DIGITAL
DIREITOS AUTORAIS
DIREITOS HUMANOS
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
DOUTORADO
ECONOMIA SOLIDÁRIA
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA
EDUCADORES
EMAILS
EMEF.DES.AMORIM LIMA
ENTREVISTA
ESCOLA
ESTE BLOG
EVENTO
FAPESP
FEEDS
FESTIVAL
FILOSOFIA
FOUCALT
FRACTAL
FRAGMENTOS
FRASE
FUNDAMENTOS
GAMES
GLÓRIA KREINZ
GRANDE IMPRENSA
GRUPO DO YAHOO
GRUPO YAHOO
GUATTARI
HISTÓRIA
HOMEM
HOMENAGEM
IDOSOS
IMAGEM
INCCLUSÃO
INDAGAÇÃO
ÍNDICES
INFORMAÇÃO
INTELIGÊNCIA
INTELIGÊNCIA COLETIVA
INTERNET
IVAN ILLICH
JOGOS ELETRÔNICOS
JOSÉ REIS
Joyce Sanchotene
Juliana Maria
LEI DE LINUS
leitura
LEVY
LINGUAGENS
LITERATURA
livro para download
LIVROS
LIXO
Luiz de Campos
MANIFESTO
MANIPULAÇÃO
MAPAS
MARCELO ROQUE
MAURÍCIO WALDMAN
MEC
MEIO AMBIENTE
MÍDIAS
MÍDIAS LIVRES
MILTON SANTOS
MODOLINKAR
MULTIMANIFESTO
MUNDIALIZAÇÃO
MÚSICA
MÚTUA AJUDA
NADIA STABILE
NANOBIOTECNOLOGIA
NATUREZA
Ney Mourão
NJR-ECA/USP
OMBUDSMÃE
ORIENTE
PALAVRAS-CHAVE
PAULO FREIRE
PERGUNTAS
PESQUISA
PODER
POESIA
POLITEIA
POLÍTICA
PÓS- GRADUAÇÃO
PÓSHUMANO
PROCESSOS
PROF.OZAÍ
PROFESSORES
PROJETO
PROJETO DE LEI
PUC
RECICLAGEM
REDES
RIZOMA
ROBÓTICA
ROMÂNTICOS CONSPIRADORES
ROUSSEAU
SANDRA GORNI BENEDETTI
SANTAELLA
SAÚDE
SEMIÓTICA
SEO
SOCIEDADE
SOFTWARE LIVRE
SUCATA
SUSTENTABILIDADE
TECNOLOGIA
TEIA MULTICULTURAL
TESE
texto
TRABALHO
TRAGTENBERG
TRANSFORMAÇÃO
Travelling School of Life
UNIVERSIDADE
URBE
USP
VIDA
VÍDEO
VOZ
WEB 2.0
WIKIPÉDIA
Indecente, não conhecia. Parabéns.
ResponderExcluirOOOOOOOOOOOOOOOOOO TAIS!!!! QUE TEXTO EXTRAORDINÁRIO !!! PARABÉNS!!! gostei tanto que o postei lá no SARAU, espero que não haja problemas!! e também o linkei no outro blog MODOVESTIRR. agradeço e sei que vc tem total razão,o Brasil precisa melhorar em muita coisa!!
ResponderExcluirAgora me responda uma grande dúvida minha, se eu moro em apartamento e não tenho tempo nem condições de fazer aqueles compostos com lixo orgânico, e aí utilizo as tais sacolinhas para acondicionar o lixo diário...e aí? se não usasse estas sacolinhas, usaria os tradicionais sacos de lixo, que da mesma forma seriam uma ameaça a natureza! mas então como acondicionar o lixo!? pra quem mora em apartamento numa grande cidade sem infra estrutura para fazer os tais compostos... e aí? e....achei que o Brasil fosse um dos paises que mais reciclasse...mas...lógico!! por experiência pr´opria vejo que por exemplo aqui no meu préduio , antes separavam os pets...mas hoje NADA!! é isso!! até beijão
Oi Nádia, o Brasil é líder em reciclagem de latinhas de alumínio e, diz a indústria, também de pet. Mas no volume total de lixo, temos ainda um looooooongo caminho para atingirmos índices aceitáveis. Com a crise, o preço do material reciclável despencou e muitos catadores deixaram de recolhê-lo. Deve ser por isso que seu prédio parou de separar as pets. Porque ninguém mais recolhe. O governo faz tanta intervenção em banco, deveria intervir também no mercado de recicláveis. É questão de saúde pública e de geração de renda para milhares de famílias.
ResponderExcluirQuanto ao lixo, ainda não temos opção. Os municípios só recolhem no saco plástico, portanto, a sacolinha ainda serve para isso. Em breve, teremos que achar alternativas. Mas por hora, aceitando sacolinha apenas o suficiente para colocar o lixo para fora, já é uma grande diminuição no uso. O problema é que, se vc for a um supermercado e observar, as pessoas levam uma quantidade imensa de sacolinhas. Muito acima do que precisariam para apenas colocar o lixo na rua. E ainda há os sacos plásticos inevitáveis, como as embalagens de produtos industrializados (macarrão, biscoito, arroz, feijão, roupas). É uma quantidade imensa de plástico que, assumidamente, não temos condições de lidar. Como sociedade, teremos que aprender a viver de outra forma. É a crise que leva à mudança. Bjs!