Lição 2: O que é HTML?
Esta lição apresentará à você seu novo amigo, o HTML.
O que é HTML?
HTML é a "língua mãe" do seu navegador.
Resumindo uma longa história, HTML foi inventado em 1990 por um cientista chamado Tim Berners-Lee. A finalidade inicial era a de tornar possível o acesso e a troca de informações e de documentação de pesquisas, entre cientistas de diferentes universidades. O projeto inicial tornou-se um sucesso jamais imaginado por Tim Berners-Lee. Ao inventar o HTML ele lançou as fundações da Internet tal como a conhecemos atualmente.
HTML é uma linguagem que possibilita apresentar informações (documentação de pesquisas científicas) na Internet. Aquilo que você vê quando abre uma página na Internet é a interpretação que seu navegador faz do HTML. Para visualizar o código HTML de uma página use o menu "View" (Ver) no topo do seu navegador e escolha a opção "Source" (Código fonte).
Ver o codigo fonte
Para quem não conhece, o código HTML pode parecer complicado, mas este tutorial irá tornar as coisas claras para você.
Para que devo usar o HTML?
Se você quer construir websites terá que conhecer HTML. Mesmo que você use um programa para criar seu website, tal como o Dreamweaver, um conhecimento básico de HTML será necessário para tornar as coisas mais simples e para criar um website de melhor qualidade. A boa notícia é que HTML é fácil de aprender e de usar. A partir das duas próximas lições você já terá aprendido como construir seu primeiro website.
HTML é usado para construir websites. É simples!
OK, mas o que significa H-T-M-L?
HTML é a abreviatura de "HyperText Mark-up Language" - e isto é tudo o que você precisa saber por enquanto. Contudo, vamos detalhar isto.
* Hyper é o oposto de linear. Nos tempos antigos - quando mouse era apenas um rato caçado por gatos - os programas de computadores rodavam linearmente: quando o programa executava uma ação tinha que esperar a próxima linha de comando para executar a próxima ação e assim por diante de linha em linha. Com HTML as coisas são diferentes - você pode ir de onde estiver para onde quiser. Exemplificando: não é necessário que você tenha visitado o site MSN.com antes de visitar o site HTML.net.
* Text é texto e não há mais nada a acresentar.
* Mark-up significa marcação e é o texto que você escreve. Você cria a marcação da mesma forma que escreve em um editor seus cabeçalhos, marcadores, negrito, etc
* Language significa linguagem e é exatamente o que HTML é; uma linguagem. A linguagem HTML usa muitas palavras do inglês.
Neste tutorial você aprenderá XHTML (Extensible HyperText Mark-up Language) que nada mais é do que uma maneira mais bem estruturada de escrever HTML.
Agora que você já sabe o que é HTML (e XHTML) vamos começar aplicando eles para: construir websites.
Ver também
* Próxima lição: O que são tags HTML?
* Lição anterior: Vamos começar
FONTE : http://www.pt-br.html.net/tutorials/html/lesson2.asp
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares - Tudo
-
Por que as comunicacoes e as artes estao convergindo?, Lucia Santaella by doassis — Për herë të fundit modifikuar 18/09/2005 14:28 Fichament...
-
Esta home page dedica-se à discussão baseada no livro "cibernética e sociedade" de Norbert Wiener, sobre ciência, tecnologia,probl...
-
http://www.scribd.com/doc/5168526/Veias-Abertas-da-America-LatinaEduardoGaleano#
-
Baixar Ciro Marcondes Filho PDF, Página 2 - Pesquisa de Livros Virtuais
-
http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15585/1/2014_AlessandrodosSantosSouza.pdf http://repositorio.unb.br/handle/10482/15585 Use e...
-
30 anos CCSP - Luiz Telles Concepção e uso dos espaços - Terceira parte on Vimeo
-
Adriano Costa Chaves Double bass;solo concert at the Centro da Cultura Judaica;Brasil;February 2007 Koussevisky Concerto 1st Mvt.
-
https://www.youtube.com/watch?v=UIa970k2B7o Publicado em 30 de mar de 2016 Já está funcionando na comunidade de Heliópolis o Fab-Lab, ...
-
http://sarauxyz.blogspot.com.br/2014/10/politicaeducacaomidiae-o-que-penso.html triste ver o que ocorre no Brasil um país que teve g...
NUVEM DE TAGS
"ÍNDICE DE ABRIL 2009"
"ÍNDICE DE AGOSTO 2009"
"ÍNDICE DE DEZEMBRO 2008"
"ÍNDICE DE FEVEREIRO 2009"
"ÍNDICE DE JANEIRO 2009"
"ÍNDICE DE JUNHO 2009"
"ÍNDICE DE MAIO 2009"
"ÍNDICE DE MARÇO 2009"
ABAETE
ADOLESCENTE
ALIMENTAÇÃO
AMÉRICA LATINA
AMIGOS
AMOR
ANARQUISMO
ANCORAMENTO
ANTROPOLOGIA
ANTROPOLOGIA SIMÉTRICA
ARTE
artigo
AUDIO-VISUAL
AUTODIDATISMO
AUTORES
BANDA LARGA MÓVEL
BASE
Beto Samu
BIBLIOGRAFIA
biblioteca
BIBLIOTECAS ON LINE
BLOGOSFERA
BRASIL
BRUNO LATOUR
CAPES
CAPITALISMO
CELULAR
CIBERCULTURA
CIBORGUE
CIDADANIA
CIDADE ESCOLA APRENDIZ
CIÊNCIA
CINEMA
CNPQ
COLABORADORES
COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO DIGITAL
CONSUMO
CONVERSAS
COOPERAÇÂO
COSMOGENESE
CRIANÇA
CRODOWALDO PAVAN
CULTURA HACKER
CURSOS
DEBATE
DELEUZE
DESIGN DIGITAL
DIREITOS AUTORAIS
DIREITOS HUMANOS
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
DOUTORADO
ECONOMIA SOLIDÁRIA
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA
EDUCADORES
EMAILS
EMEF.DES.AMORIM LIMA
ENTREVISTA
ESCOLA
ESTE BLOG
EVENTO
FAPESP
FEEDS
FESTIVAL
FILOSOFIA
FOUCALT
FRACTAL
FRAGMENTOS
FRASE
FUNDAMENTOS
GAMES
GLÓRIA KREINZ
GRANDE IMPRENSA
GRUPO DO YAHOO
GRUPO YAHOO
GUATTARI
HISTÓRIA
HOMEM
HOMENAGEM
IDOSOS
IMAGEM
INCCLUSÃO
INDAGAÇÃO
ÍNDICES
INFORMAÇÃO
INTELIGÊNCIA
INTELIGÊNCIA COLETIVA
INTERNET
IVAN ILLICH
JOGOS ELETRÔNICOS
JOSÉ REIS
Joyce Sanchotene
Juliana Maria
LEI DE LINUS
leitura
LEVY
LINGUAGENS
LITERATURA
livro para download
LIVROS
LIXO
Luiz de Campos
MANIFESTO
MANIPULAÇÃO
MAPAS
MARCELO ROQUE
MAURÍCIO WALDMAN
MEC
MEIO AMBIENTE
MÍDIAS
MÍDIAS LIVRES
MILTON SANTOS
MODOLINKAR
MULTIMANIFESTO
MUNDIALIZAÇÃO
MÚSICA
MÚTUA AJUDA
NADIA STABILE
NANOBIOTECNOLOGIA
NATUREZA
Ney Mourão
NJR-ECA/USP
OMBUDSMÃE
ORIENTE
PALAVRAS-CHAVE
PAULO FREIRE
PERGUNTAS
PESQUISA
PODER
POESIA
POLITEIA
POLÍTICA
PÓS- GRADUAÇÃO
PÓSHUMANO
PROCESSOS
PROF.OZAÍ
PROFESSORES
PROJETO
PROJETO DE LEI
PUC
RECICLAGEM
REDES
RIZOMA
ROBÓTICA
ROMÂNTICOS CONSPIRADORES
ROUSSEAU
SANDRA GORNI BENEDETTI
SANTAELLA
SAÚDE
SEMIÓTICA
SEO
SOCIEDADE
SOFTWARE LIVRE
SUCATA
SUSTENTABILIDADE
TECNOLOGIA
TEIA MULTICULTURAL
TESE
texto
TRABALHO
TRAGTENBERG
TRANSFORMAÇÃO
Travelling School of Life
UNIVERSIDADE
URBE
USP
VIDA
VÍDEO
VOZ
WEB 2.0
WIKIPÉDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário