quarta-feira, 8 de abril de 2009

" ... estado de ereção intelectual permanente" - Livro de Rubem Alves "Ao mestre com meu carinho"

SOBRE TRANSAR E ENSINAR 2



(...)A analogia entre fazer amor e educação me sugeriu uma

outra divertida e instrutiva analogia: a analogia entre

a inteligência e o pênis. Se acham que fiquei doido,

digo-lhes que outras pessoas, antes de mim, perceberam

a mesma coisa. Fernando Pessoa, por exemplo, na sua

"Saudação a Walt Whitman", fala sobre "uma ereção

abstrata e indireta no fundo da minha alma...”

E Dalí dizia: "Eu vivo em estado de ereção intelectual

permanente." Ereção, como é sabido por todos; é o

estado do pênis, contrário à sua condição de flacidez.

Flácido, o pênis tem apenas funções excretoras,

urinárias. Freqüentemente os homens se envergonham

dele, em decorrência do tamanho, que julgam pequeno.

Ereto, o pênis é outro órgão. Tem poder para dar

prazer e para fecundar. Um pênis ereto é uma promessa

de amor e uma possibilidade de vida. E o que é que

produz o pênis ereto? Sei as respostas dos médicos.

São os hormônios, é o sangue, são os músculos.

É verdade. Esses elementos constituem a hidráulica

da ereção. Mas o que é que dispara esse processo?

Qual o fator excitante original? Sem excitação não

existe ereção.

É assim, precisamente, que funciona a inteligência.

Lá está ela, flácida e ridícula. Pequena

demais. Talvez inexistente. "Curto de inteligência,

meio burrinho...”, se diz. Não se nota que ela está

assim porque ainda não houve um objeto de amor que a

excitasse para ter uma ereção.

Encontrei, num aeroporto, um livro de psicologia barata.

Intrigado pelo nome A sabedoria do pênis (Aha! Fiquei

curioso! Minha inteligência teve uma ereção, excitada!),

comprei. O autor relatava de uma mulher que se

queixava de que todos os homens eram impotentes.

Ao que ele comentou: "Ela não percebia que

ela tornava os homens impotentes...” A inteligência

é assim: há professores - e incluo aqui os professores

de escola, pais, mães, instrutores - que têm a

extraordinária capacidade de criar impotência de

inteligência. (Pois, se existe impotência sexual

e a analogia é válida, tem de haver impotência

de inteligência.) Seria interessante que houvesse

avaliação dos professores para saber quais são

os excitantes e quais são os brochantes. Esses

últimos são perigosos. Exibem seus talos de saberes

para humilhar os que ainda não sabem. O que desejam,

mesmo, é produzir eunucos.

O pênis em ereção está procurando. Ele ainda não encontrou.

Por isso sofre. A inteligência em ereção é também

uma procura; ela não tem ainda. Não confundir habilidade

com inteligência. Habilidade são os automatismos

desenvolvidos para resolver exercícios. Elas têm

a ver com aquilo que já se aprendeu. O vestibular

é uma prova de habilidades. Ser o primeiro no

vestibular é prova de habilidade e de memória.

Mas não é prova de inteligência. Porque a inteligência

é a procura do desconhecido que não foi ensinado e não é sabido.

Diferente do pênis ereto, o útero é o vazio onde se

depositam sementes. Lá o sêmen não fica sêmen.

Ele se encontra com o óvulo que estava à espera.

E aí uma coisa se inicia, diferente de tudo o

que houve no passado. O útero é lugar de criação,

onde o novo é gerado. A mente é como o útero:

nela o pensamento procria. É nela que se geram

os poemas, a literatura, as obras de arte,

as invenções, as teorias científicas. Não

confundi-la com a memória, que é o lugar onde

ficam guardadas as repetições. A memória é

um estômago de ruminante: as coisas vão e

voltam. É assim que se fazem as avaliações

escolares: testando a habilidade do aluno

para repetir o que foi anteriormente aprendido.

Avaliações escolares e exames vestibulares são

testes dos estômagos ruminantes dos alunos.(...)

RUBEM ALVES - DO LIVRO:"Ao professor com meu carinho"

"Ao professor, com o meu carinho" (2004)
Rubem Alves, com seu estilo peculiar e contundente,traz à tona algumas das críticas que vem apresentando, ao longo do tempo, ao sistema educacional. Quem o conhece de perto sabe que suas críticas são a manifestação de uma ansiedade profunda por ver oferecida a nosso alunos uma educação mais justa, por meio da qual também o professor possa se realizar em sua vocação de mestre.

Um comentário:

  1. Parabéns, Nádia. Muito oportuna sua postagem, dá uma sacudida.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Postagens populares - Tudo

NUVEM DE TAGS

"ÍNDICE DE ABRIL 2009" "ÍNDICE DE AGOSTO 2009" "ÍNDICE DE DEZEMBRO 2008" "ÍNDICE DE FEVEREIRO 2009" "ÍNDICE DE JANEIRO 2009" "ÍNDICE DE JUNHO 2009" "ÍNDICE DE MAIO 2009" "ÍNDICE DE MARÇO 2009" ABAETE ADOLESCENTE ALIMENTAÇÃO AMÉRICA LATINA AMIGOS AMOR ANARQUISMO ANCORAMENTO ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA SIMÉTRICA ARTE artigo AUDIO-VISUAL AUTODIDATISMO AUTORES BANDA LARGA MÓVEL BASE Beto Samu BIBLIOGRAFIA biblioteca BIBLIOTECAS ON LINE BLOGOSFERA BRASIL BRUNO LATOUR CAPES CAPITALISMO CELULAR CIBERCULTURA CIBORGUE CIDADANIA CIDADE ESCOLA APRENDIZ CIÊNCIA CINEMA CNPQ COLABORADORES COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO DIGITAL CONSUMO CONVERSAS COOPERAÇÂO COSMOGENESE CRIANÇA CRODOWALDO PAVAN CULTURA HACKER CURSOS DEBATE DELEUZE DESIGN DIGITAL DIREITOS AUTORAIS DIREITOS HUMANOS DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DOUTORADO ECONOMIA SOLIDÁRIA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA EDUCADORES EMAILS EMEF.DES.AMORIM LIMA ENTREVISTA ESCOLA ESTE BLOG EVENTO FAPESP FEEDS FESTIVAL FILOSOFIA FOUCALT FRACTAL FRAGMENTOS FRASE FUNDAMENTOS GAMES GLÓRIA KREINZ GRANDE IMPRENSA GRUPO DO YAHOO GRUPO YAHOO GUATTARI HISTÓRIA HOMEM HOMENAGEM IDOSOS IMAGEM INCCLUSÃO INDAGAÇÃO ÍNDICES INFORMAÇÃO INTELIGÊNCIA INTELIGÊNCIA COLETIVA INTERNET IVAN ILLICH JOGOS ELETRÔNICOS JOSÉ REIS Joyce Sanchotene Juliana Maria LEI DE LINUS leitura LEVY LINGUAGENS LITERATURA livro para download LIVROS LIXO Luiz de Campos MANIFESTO MANIPULAÇÃO MAPAS MARCELO ROQUE MAURÍCIO WALDMAN MEC MEIO AMBIENTE MÍDIAS MÍDIAS LIVRES MILTON SANTOS MODOLINKAR MULTIMANIFESTO MUNDIALIZAÇÃO MÚSICA MÚTUA AJUDA NADIA STABILE NANOBIOTECNOLOGIA NATUREZA Ney Mourão NJR-ECA/USP OMBUDSMÃE ORIENTE PALAVRAS-CHAVE PAULO FREIRE PERGUNTAS PESQUISA PODER POESIA POLITEIA POLÍTICA PÓS- GRADUAÇÃO PÓSHUMANO PROCESSOS PROF.OZAÍ PROFESSORES PROJETO PROJETO DE LEI PUC RECICLAGEM REDES RIZOMA ROBÓTICA ROMÂNTICOS CONSPIRADORES ROUSSEAU SANDRA GORNI BENEDETTI SANTAELLA SAÚDE SEMIÓTICA SEO SOCIEDADE SOFTWARE LIVRE SUCATA SUSTENTABILIDADE TECNOLOGIA TEIA MULTICULTURAL TESE texto TRABALHO TRAGTENBERG TRANSFORMAÇÃO Travelling School of Life UNIVERSIDADE URBE USP VIDA VÍDEO VOZ WEB 2.0 WIKIPÉDIA