SOBRE TRANSAR E ENSINAR 2
(...)A analogia entre fazer amor e educação me sugeriu uma
outra divertida e instrutiva analogia: a analogia entre
a inteligência e o pênis. Se acham que fiquei doido,
digo-lhes que outras pessoas, antes de mim, perceberam
a mesma coisa. Fernando Pessoa, por exemplo, na sua
"Saudação a Walt Whitman", fala sobre "uma ereção
abstrata e indireta no fundo da minha alma...”
E Dalí dizia: "Eu vivo em estado de ereção intelectual
permanente." Ereção, como é sabido por todos; é o
estado do pênis, contrário à sua condição de flacidez.
Flácido, o pênis tem apenas funções excretoras,
urinárias. Freqüentemente os homens se envergonham
dele, em decorrência do tamanho, que julgam pequeno.
Ereto, o pênis é outro órgão. Tem poder para dar
prazer e para fecundar. Um pênis ereto é uma promessa
de amor e uma possibilidade de vida. E o que é que
produz o pênis ereto? Sei as respostas dos médicos.
São os hormônios, é o sangue, são os músculos.
É verdade. Esses elementos constituem a hidráulica
da ereção. Mas o que é que dispara esse processo?
Qual o fator excitante original? Sem excitação não
existe ereção.
É assim, precisamente, que funciona a inteligência.
Lá está ela, flácida e ridícula. Pequena
demais. Talvez inexistente. "Curto de inteligência,
meio burrinho...”, se diz. Não se nota que ela está
assim porque ainda não houve um objeto de amor que a
excitasse para ter uma ereção.
Encontrei, num aeroporto, um livro de psicologia barata.
Intrigado pelo nome A sabedoria do pênis (Aha! Fiquei
curioso! Minha inteligência teve uma ereção, excitada!),
comprei. O autor relatava de uma mulher que se
queixava de que todos os homens eram impotentes.
Ao que ele comentou: "Ela não percebia que
ela tornava os homens impotentes...” A inteligência
é assim: há professores - e incluo aqui os professores
de escola, pais, mães, instrutores - que têm a
extraordinária capacidade de criar impotência de
inteligência. (Pois, se existe impotência sexual
e a analogia é válida, tem de haver impotência
de inteligência.) Seria interessante que houvesse
avaliação dos professores para saber quais são
os excitantes e quais são os brochantes. Esses
últimos são perigosos. Exibem seus talos de saberes
para humilhar os que ainda não sabem. O que desejam,
mesmo, é produzir eunucos.
O pênis em ereção está procurando. Ele ainda não encontrou.
Por isso sofre. A inteligência em ereção é também
uma procura; ela não tem ainda. Não confundir habilidade
com inteligência. Habilidade são os automatismos
desenvolvidos para resolver exercícios. Elas têm
a ver com aquilo que já se aprendeu. O vestibular
é uma prova de habilidades. Ser o primeiro no
vestibular é prova de habilidade e de memória.
Mas não é prova de inteligência. Porque a inteligência
é a procura do desconhecido que não foi ensinado e não é sabido.
Diferente do pênis ereto, o útero é o vazio onde se
depositam sementes. Lá o sêmen não fica sêmen.
Ele se encontra com o óvulo que estava à espera.
E aí uma coisa se inicia, diferente de tudo o
que houve no passado. O útero é lugar de criação,
onde o novo é gerado. A mente é como o útero:
nela o pensamento procria. É nela que se geram
os poemas, a literatura, as obras de arte,
as invenções, as teorias científicas. Não
confundi-la com a memória, que é o lugar onde
ficam guardadas as repetições. A memória é
um estômago de ruminante: as coisas vão e
voltam. É assim que se fazem as avaliações
escolares: testando a habilidade do aluno
para repetir o que foi anteriormente aprendido.
Avaliações escolares e exames vestibulares são
testes dos estômagos ruminantes dos alunos.(...)
RUBEM ALVES - DO LIVRO:"Ao professor com meu carinho"
"Ao professor, com o meu carinho" (2004)
Rubem Alves, com seu estilo peculiar e contundente,traz à tona algumas das críticas que vem apresentando, ao longo do tempo, ao sistema educacional. Quem o conhece de perto sabe que suas críticas são a manifestação de uma ansiedade profunda por ver oferecida a nosso alunos uma educação mais justa, por meio da qual também o professor possa se realizar em sua vocação de mestre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares - Tudo
-
Por que as comunicacoes e as artes estao convergindo?, Lucia Santaella by doassis — Për herë të fundit modifikuar 18/09/2005 14:28 Fichament...
-
Esta home page dedica-se à discussão baseada no livro "cibernética e sociedade" de Norbert Wiener, sobre ciência, tecnologia,probl...
-
http://www.scribd.com/doc/5168526/Veias-Abertas-da-America-LatinaEduardoGaleano#
-
Baixar Ciro Marcondes Filho PDF, Página 2 - Pesquisa de Livros Virtuais
-
http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15585/1/2014_AlessandrodosSantosSouza.pdf http://repositorio.unb.br/handle/10482/15585 Use e...
-
30 anos CCSP - Luiz Telles Concepção e uso dos espaços - Terceira parte on Vimeo
-
Adriano Costa Chaves Double bass;solo concert at the Centro da Cultura Judaica;Brasil;February 2007 Koussevisky Concerto 1st Mvt.
-
https://www.youtube.com/watch?v=UIa970k2B7o Publicado em 30 de mar de 2016 Já está funcionando na comunidade de Heliópolis o Fab-Lab, ...
-
http://sarauxyz.blogspot.com.br/2014/10/politicaeducacaomidiae-o-que-penso.html triste ver o que ocorre no Brasil um país que teve g...
NUVEM DE TAGS
"ÍNDICE DE ABRIL 2009"
"ÍNDICE DE AGOSTO 2009"
"ÍNDICE DE DEZEMBRO 2008"
"ÍNDICE DE FEVEREIRO 2009"
"ÍNDICE DE JANEIRO 2009"
"ÍNDICE DE JUNHO 2009"
"ÍNDICE DE MAIO 2009"
"ÍNDICE DE MARÇO 2009"
ABAETE
ADOLESCENTE
ALIMENTAÇÃO
AMÉRICA LATINA
AMIGOS
AMOR
ANARQUISMO
ANCORAMENTO
ANTROPOLOGIA
ANTROPOLOGIA SIMÉTRICA
ARTE
artigo
AUDIO-VISUAL
AUTODIDATISMO
AUTORES
BANDA LARGA MÓVEL
BASE
Beto Samu
BIBLIOGRAFIA
biblioteca
BIBLIOTECAS ON LINE
BLOGOSFERA
BRASIL
BRUNO LATOUR
CAPES
CAPITALISMO
CELULAR
CIBERCULTURA
CIBORGUE
CIDADANIA
CIDADE ESCOLA APRENDIZ
CIÊNCIA
CINEMA
CNPQ
COLABORADORES
COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO DIGITAL
CONSUMO
CONVERSAS
COOPERAÇÂO
COSMOGENESE
CRIANÇA
CRODOWALDO PAVAN
CULTURA HACKER
CURSOS
DEBATE
DELEUZE
DESIGN DIGITAL
DIREITOS AUTORAIS
DIREITOS HUMANOS
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
DOUTORADO
ECONOMIA SOLIDÁRIA
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA
EDUCADORES
EMAILS
EMEF.DES.AMORIM LIMA
ENTREVISTA
ESCOLA
ESTE BLOG
EVENTO
FAPESP
FEEDS
FESTIVAL
FILOSOFIA
FOUCALT
FRACTAL
FRAGMENTOS
FRASE
FUNDAMENTOS
GAMES
GLÓRIA KREINZ
GRANDE IMPRENSA
GRUPO DO YAHOO
GRUPO YAHOO
GUATTARI
HISTÓRIA
HOMEM
HOMENAGEM
IDOSOS
IMAGEM
INCCLUSÃO
INDAGAÇÃO
ÍNDICES
INFORMAÇÃO
INTELIGÊNCIA
INTELIGÊNCIA COLETIVA
INTERNET
IVAN ILLICH
JOGOS ELETRÔNICOS
JOSÉ REIS
Joyce Sanchotene
Juliana Maria
LEI DE LINUS
leitura
LEVY
LINGUAGENS
LITERATURA
livro para download
LIVROS
LIXO
Luiz de Campos
MANIFESTO
MANIPULAÇÃO
MAPAS
MARCELO ROQUE
MAURÍCIO WALDMAN
MEC
MEIO AMBIENTE
MÍDIAS
MÍDIAS LIVRES
MILTON SANTOS
MODOLINKAR
MULTIMANIFESTO
MUNDIALIZAÇÃO
MÚSICA
MÚTUA AJUDA
NADIA STABILE
NANOBIOTECNOLOGIA
NATUREZA
Ney Mourão
NJR-ECA/USP
OMBUDSMÃE
ORIENTE
PALAVRAS-CHAVE
PAULO FREIRE
PERGUNTAS
PESQUISA
PODER
POESIA
POLITEIA
POLÍTICA
PÓS- GRADUAÇÃO
PÓSHUMANO
PROCESSOS
PROF.OZAÍ
PROFESSORES
PROJETO
PROJETO DE LEI
PUC
RECICLAGEM
REDES
RIZOMA
ROBÓTICA
ROMÂNTICOS CONSPIRADORES
ROUSSEAU
SANDRA GORNI BENEDETTI
SANTAELLA
SAÚDE
SEMIÓTICA
SEO
SOCIEDADE
SOFTWARE LIVRE
SUCATA
SUSTENTABILIDADE
TECNOLOGIA
TEIA MULTICULTURAL
TESE
texto
TRABALHO
TRAGTENBERG
TRANSFORMAÇÃO
Travelling School of Life
UNIVERSIDADE
URBE
USP
VIDA
VÍDEO
VOZ
WEB 2.0
WIKIPÉDIA
Parabéns, Nádia. Muito oportuna sua postagem, dá uma sacudida.
ResponderExcluir