AGRICULTURA BIODINÂMICA>>ALÉM DA AGRICULTURA ORGÂNICA! (REVOLUÇÃO VERDE,AGRO-TÓXICOS OU DEFENSIVOS AGRÍCOLAS? ÍNDIA QUE ADORA VACAS UTILIZANDO SEU ESTERCO COMO ALGO VITAL NA AGRICULTURA BIODINÂMICA!)
ACERVO - UM HOMEM, UMA VACA, UM PLANETA
Palestra discute a aplicação da agricultura biodinâmica
http://www.usp.br/aun/antigo/exibir?id=5246&ed=927&f=18
http://agroecologicouai.blogspot.com.br/2016/06/agricultura-organica-agricultura.html
http://esmateria.com/2012/10/08/el-ministerio-de-agricultura-organiza-un-curso-de-pociones-magicas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_biodinâmica
Agricultura biodinâmica é uma forma alternativa de agricultura orgânica, que mescla conhecimentos químicos, geológicos e astronômicos. Inclui conceitos formados a partir de ideias de Rudolf Steiner (1861–1925).[1][2] Desenvolvida na contemporaneidade na década de 1920 (acredita-se que esta forma de agricultura fora utilizada antes, por povos ancestrais), este foi o primeiro movimento de agricultura orgânica atual reconhecido.[3] Ela trata a fertilidade do solo, crescimento das plantas, e os cuidados da pecuária como tarefas ecologicamente inter-relacionadas,[4][5][6] enfatizando as perspectivas espirituais, místicas e químicas.
A biodinâmica tem muito em comum com outras abordagens orgânicas - que enfatizam o uso de esterco e compostos e exclui o uso de produtos químicos artificiais no solo e plantas. Métodos originais de abordagem biodinâmica incluem o tratamento de animais, culturas e do solo como um sistema único; uma ênfase desde o início nos sistemas de produção e distribuição local; seu uso do desenvolvimento tradicional e de novas raças e variedades locais; e o uso do calendário astrológico para a semeadura, plantio[7], irrigação e colheita, utilizando-se das influências que as posições dos astros (cada um com suas composições químicas) no céu exerceriam sobre os elementos químicos e recursos hídricos na Terra. A agricultura biodinâmica usa vários aditivos à base de plantas e minerais como aditivos de compostagem e pulverizações nas plantações; estes são, por vezes, preparados por métodos controversos, como enterrar chifre de uma vaca enchido com quartzo moído, aos quais atribuem a capacidade de coletar "forças cósmicas no solo", que são criticados por não simpatizantes do movimento por mais parecerem com magia ou simpatia do que com agronomia.[8]
Desde 2011, técnicas biodinâmicas foram usados em 142 482 hectares em 47 países. A Alemanha responde por 45% do total global;[9] resultando em uma média de 1 750 hectares por país. Métodos biodinâmicos no cultivo de videiras foram adotados por várias vinícolas de renome.[10] Existem agências de certificação de produtos biodinâmicos, a maioria dos associados são membros do grupo de padronização de biodinâmica internacional Demeter International.
Nenhuma diferença nos resultados benéficos foi cientificamente estabelecida entre técnicas agrícolas biodinâmicos certificadas e práticas agrícolas semelhantes de agricultura orgânica e agricultura integrada. Os críticos têm caracterizado a agricultura biodinâmica como pseudociência com base na falta de evidências fortes para a comprovação da sua eficácia e ceticismo sobre aspectos criticados como sendo um pensamento mágico.[11][12][13][14](...)
*Ver mais aqui
*postagem atualizada em 27 12 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário