sábado, 14 de fevereiro de 2009
FALANDO EM ADAPTAÇÃO....E EM CRISES...
Esses dois ideogramas chineses ao lado, significam "crise".
É formado pelos ideogramas : risco(perigo) e oportunidade.
Sempre lembro disto! e considero os orientais muito mais preparados para a vida. As dificuldades , os problemas da vida,geralmente são a própria vida! fazem parte de nossas vidas! E se pensarmos na vida dos chineses e até dos japoneses,veremos que deve ser repleta de situações a serem transpostas,muito mais complexas do que as nossas.
Nós brasileiros ainda estamos na infância ou no máximo na adolescência em relação a idade de nosso país,e talvez por este motivo, por sermos um povo jovem, consideramos tudo muito além de nós mesmos...
(isto sem considerar que os povos indígenas já estavam aqui muito antes dos portugueses aqui chegarem!)
Esta adaptação à vida que os povos de países antigos ou do velho mundo possuem,fazem com que tenham muito mais discernimento em sua luta diária e não se desesperem, a ponto de perderem a confiança neles próprios,e em sua força de trabalho.
Mas gostaria de falar sobre a nossa não adaptação às injustiças que nos cercam! Mais especificamente sobre educação e sobre nossa cultura machista e capitalista selvagem!
Não é preciso ser gênia para perceber as razões que levaram nossa educação para o buraco!
A mentalidade machista fez com que a educação ficasse relegada às mulheres, como se elas e as crianças fossem da senzala! Os salários por esta razão, cada vez mais foram diminuindo!
Os "machistas" ( esta expressão engloba para mim a mentalidade de toda nossa sociedade,que considera os homens os centros de tudo, e as mulheres simples satélites a servir os homens!)
Por causa desta mentalidade, a educação das crianças geralmente e em totalidade, fica nas mãos das mulheres. Pouquíssimos homens dedicam-se ao magistério. E se formos ver,nas primeiras séries do ensino básico (primário) ou na pré escola,não encontraremos um único homem trabalhando como professor! (isto é realidade em escolas públicas, nas privadas já não sei afirmar, mas acredito que não seja tão diferente).
Se formos olhar para o âmbito doméstico então! raros são os pais que dedicam-se como deveria à educação dos filhos! Constatamos então que minha tese sobre o machismo não é tão absurda assim!
Resumindo, a educação encontra-se neste caos porque as mulheres são muito mais oprimidas do que os homens! e sendo elas a educar as crianças e adolescentes,só poderia dar nisso!
O círculo vicioso tem funcionado muito bem! pagasse mal as professoras, com isso elas não podem estudar, pesquisar como deveria fazer uma verdadeira educadora,aí os alunos tornam-se cada vez mais rebeldes, por causa da má qualidade de ensino, aí então as professoras ficam cada vez mais desesperançadas e pobres, sem poder comprar sequer um livro por mês!
O sistema malha quem? as professoras que ficam cada vez mais desmoralizadas!
As pessoas condicionadas pelo capitalismo atacam as humildes e pobres professoras, porque num pais onde o importante é ter, ao invés de ser... e assim está montado o circo! E as teorias de Paulo Freire e de Tragtenberg, que poderiam proporcionar alguma saída para as professoras, elas nem conhecem! O que fazer então!? Qual a saída para este caos!? Se as crises é que podem nos trazer novas oportunidades, como pensam os chineses, estejamos certos que embora a transição seja arriscada, dolorosa para muitos, ainda assim devemos nos concentrar e saber que isto é a vida, cheia de desafios vertiginosos e estimulantes! Todos os problemas são passíveis de solução!
é algo normal, é algo que devemos encarar com seriedade e calma! e irmos em frente com muita determinação! muita força! passos firmes e fortes! para amadurecermos é preciso passarmos por muitas atribulações, muitas transformações, e se esta nossa crise educacional junta-se com a crise econômica do país, as transformações das pessoas se dará com mais rapidez, e aí quem sabe tudo possa resolver-se mais rápido!
Nadia Stabile - 14/02/09
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares - Tudo
-
Por que as comunicacoes e as artes estao convergindo?, Lucia Santaella by doassis — Për herë të fundit modifikuar 18/09/2005 14:28 Fichament...
-
Esta home page dedica-se à discussão baseada no livro "cibernética e sociedade" de Norbert Wiener, sobre ciência, tecnologia,probl...
-
http://www.scribd.com/doc/5168526/Veias-Abertas-da-America-LatinaEduardoGaleano#
-
Baixar Ciro Marcondes Filho PDF, Página 2 - Pesquisa de Livros Virtuais
-
http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15585/1/2014_AlessandrodosSantosSouza.pdf http://repositorio.unb.br/handle/10482/15585 Use e...
-
30 anos CCSP - Luiz Telles Concepção e uso dos espaços - Terceira parte on Vimeo
-
Adriano Costa Chaves Double bass;solo concert at the Centro da Cultura Judaica;Brasil;February 2007 Koussevisky Concerto 1st Mvt.
-
https://www.youtube.com/watch?v=UIa970k2B7o Publicado em 30 de mar de 2016 Já está funcionando na comunidade de Heliópolis o Fab-Lab, ...
-
http://sarauxyz.blogspot.com.br/2014/10/politicaeducacaomidiae-o-que-penso.html triste ver o que ocorre no Brasil um país que teve g...
NUVEM DE TAGS
"ÍNDICE DE ABRIL 2009"
"ÍNDICE DE AGOSTO 2009"
"ÍNDICE DE DEZEMBRO 2008"
"ÍNDICE DE FEVEREIRO 2009"
"ÍNDICE DE JANEIRO 2009"
"ÍNDICE DE JUNHO 2009"
"ÍNDICE DE MAIO 2009"
"ÍNDICE DE MARÇO 2009"
ABAETE
ADOLESCENTE
ALIMENTAÇÃO
AMÉRICA LATINA
AMIGOS
AMOR
ANARQUISMO
ANCORAMENTO
ANTROPOLOGIA
ANTROPOLOGIA SIMÉTRICA
ARTE
artigo
AUDIO-VISUAL
AUTODIDATISMO
AUTORES
BANDA LARGA MÓVEL
BASE
Beto Samu
BIBLIOGRAFIA
biblioteca
BIBLIOTECAS ON LINE
BLOGOSFERA
BRASIL
BRUNO LATOUR
CAPES
CAPITALISMO
CELULAR
CIBERCULTURA
CIBORGUE
CIDADANIA
CIDADE ESCOLA APRENDIZ
CIÊNCIA
CINEMA
CNPQ
COLABORADORES
COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO DIGITAL
CONSUMO
CONVERSAS
COOPERAÇÂO
COSMOGENESE
CRIANÇA
CRODOWALDO PAVAN
CULTURA HACKER
CURSOS
DEBATE
DELEUZE
DESIGN DIGITAL
DIREITOS AUTORAIS
DIREITOS HUMANOS
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
DOUTORADO
ECONOMIA SOLIDÁRIA
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA
EDUCADORES
EMAILS
EMEF.DES.AMORIM LIMA
ENTREVISTA
ESCOLA
ESTE BLOG
EVENTO
FAPESP
FEEDS
FESTIVAL
FILOSOFIA
FOUCALT
FRACTAL
FRAGMENTOS
FRASE
FUNDAMENTOS
GAMES
GLÓRIA KREINZ
GRANDE IMPRENSA
GRUPO DO YAHOO
GRUPO YAHOO
GUATTARI
HISTÓRIA
HOMEM
HOMENAGEM
IDOSOS
IMAGEM
INCCLUSÃO
INDAGAÇÃO
ÍNDICES
INFORMAÇÃO
INTELIGÊNCIA
INTELIGÊNCIA COLETIVA
INTERNET
IVAN ILLICH
JOGOS ELETRÔNICOS
JOSÉ REIS
Joyce Sanchotene
Juliana Maria
LEI DE LINUS
leitura
LEVY
LINGUAGENS
LITERATURA
livro para download
LIVROS
LIXO
Luiz de Campos
MANIFESTO
MANIPULAÇÃO
MAPAS
MARCELO ROQUE
MAURÍCIO WALDMAN
MEC
MEIO AMBIENTE
MÍDIAS
MÍDIAS LIVRES
MILTON SANTOS
MODOLINKAR
MULTIMANIFESTO
MUNDIALIZAÇÃO
MÚSICA
MÚTUA AJUDA
NADIA STABILE
NANOBIOTECNOLOGIA
NATUREZA
Ney Mourão
NJR-ECA/USP
OMBUDSMÃE
ORIENTE
PALAVRAS-CHAVE
PAULO FREIRE
PERGUNTAS
PESQUISA
PODER
POESIA
POLITEIA
POLÍTICA
PÓS- GRADUAÇÃO
PÓSHUMANO
PROCESSOS
PROF.OZAÍ
PROFESSORES
PROJETO
PROJETO DE LEI
PUC
RECICLAGEM
REDES
RIZOMA
ROBÓTICA
ROMÂNTICOS CONSPIRADORES
ROUSSEAU
SANDRA GORNI BENEDETTI
SANTAELLA
SAÚDE
SEMIÓTICA
SEO
SOCIEDADE
SOFTWARE LIVRE
SUCATA
SUSTENTABILIDADE
TECNOLOGIA
TEIA MULTICULTURAL
TESE
texto
TRABALHO
TRAGTENBERG
TRANSFORMAÇÃO
Travelling School of Life
UNIVERSIDADE
URBE
USP
VIDA
VÍDEO
VOZ
WEB 2.0
WIKIPÉDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário